sábado, 23 de agosto de 2008

PROJETO PEDAGÓGICO EM AÇÃO


Sem menos prezar as demais interdisciplinas a minha maior expectativa do semestre recai sobre ela, pois percebo a necessidade de trabalhar com projetos e ainda não me sinto segura e suficientemente preparada para isso.
Já iniciamos a atividade, terça-feira, dia 19/08, no encontro presencial. Nos reunimos em grupo e formulamos algumas perguntas sobre assuntos que temos curiosidade em saber mais sobre eles. Num segundo momento, classificamos essas perguntas, depois os grupos serão formados por interesses e ao longo do semestre daremos continuidade a sua construção e elaboração. Tenho certeza que desta vez conseguirei esclarecer minhas dúvidas e me sentir fortalecidade e em condições de a partir de então trabalhar com projetos dentro de sala de aula.O próprio nome já é muito sugestivo, lembra ação, movimento, mudança e, conseqüentemente, DESAFIO.

2° Encontro

Esta semana, mais precisamente, na terça-feira, dia 18/08, tivemos nosso 2° encontro da interdisciplina de Seminário Integrador V que será uma espécia de "carro-chefe" que conduzirá e organizará a intedisciplia de Projeto Pedagógico, motivo esse, pelo qual talvez minhas postagens em SI V sejam em número bem menor.
Contaremos neste semestre com um novo professor, Eliseo, seja bem vindo. Com certeza, só virá acrescentar, juntamente com o prof Silvestre e as tutoras Daisy e Geny.

Reflexão sobre a Prática Pedagógica


Hoje terminei de redigir a primeira atividade da interdisciplina. Foi um bom começo, pois iniciamos com uma reflexão sobre o nosso agir dentro da sala de aula e nosso relacionamento com o aluno. Esta é uma construção diária e que muito do saber fazer se constrói no dia-a-dia, na interação aluno-professor e vice-versa.
Desde que o homem aprendeu, percebeu que também pode ensinar e que todo aquele que ensina aprende e todo aquele que aprende ensina.
Vale salientar que muitos de nós professores esquecemos que também aprendemos nas ruas, nas praças, nas avenidas e esquecemos de valorizar estas aprendizagens na nossa sala de aula. Além do mais, o professor não é o dono da verdade e do saber, ele é apenas o condutor de todo um processo de aprendizagem que é construído no dia-a-dia.
Percebi que já mudei bastante minha prática eductiva, mas há muito ainda por fazer e construir e ainda muito o que aprimorar e que o PEAD é o espaço ideal para isso, basta aproveitar as oportunidades que me oferece.

domingo, 17 de agosto de 2008

A Pedagogia do Oprimido - Paulo Freire


Ontem, iniciei a leitura da Pedagogia do Oprimido de Paulo Freire para a realização da primeira atividade desta interdisciplina: " Ser professor e suas Implicações Históricas.
Esta livro já havia sido sugerido no semestre passado na interdisciplia de Seminário integrador IV, mas como não era uma atividade obrigaatória acabei por não cumpri-la.Ainda bem, que agora estou tendo esta oportunidade novamente . É uma leitura imperdível e que nos faz refletir nossa prática política-pedagógica, e suas implicações na formação de indivíduos inseridos e conscientes de suas condições desfavoráveis, mas que essas condições podem e devem ser revertidas.

Aula Presencial

Dia 12/08, terça-feira, tivemos aula presencial de Seminário Integrador V que se dividiu em dois momentos. Num primeiro, foram apresentados "casos" que vêm ocorrendo com certa freqüência no dfecorrer do curso e, como já estamos no 5º semesttre, na verdade, na metade do ccurso está na hora de resolvermos essas questões.Valeu pela reflexão e, sobretudo, pelo reencontro.
Já no segundo momento, a atividade sobre hiper vídeo deixou a desejar por condições técnicas. De qualquer maneira, valeu; sempre é válido. Tivemos oportunidade o novo professor que juntamente com o professor Silvestre e as tutoras Geny e Deise nos acompanhará e nos auxiliará durante o semestre.

sábado, 9 de agosto de 2008

quarta-feira, 6 de agosto de 2008

MINHAS EXPECTATIVAS - Atividade 1


Sempre que retorno das férias sou bastante parecida com meus alunos; custo a aquecer "os motores", engrenar novamente e adquirir o ritmo necessário para enfrentar, com certeza, um breve semestre, porém longo em atividades, maior ainda em descobertas e aprendizagens. Por isso, para mim, é importantíssimo começarmos aos poucos para que tenha oportunidade de me adaptar a essa nova situação.
Com certeza, esse semestre não será diferente dos demais, exigirá esforço, estudo, perseverança, dedicação e algumas horas de sono a menos; ocorrerão momentos em que me sentirei desanimada e tentada a desistir, porém outros, em que a euforia e, sobretudo, os desafios me impulsionarão a continuar, pois eles são, para mim, a tônica da superação.
Certamente, as novas disciplinas acrescentarão muito e reverterão, acima de tudo, em benefício de meus alunos, pois espero que com elas, obter novas, profundas e significativas experiências que contribuam para aprimorar minha prática pedagógica, como vem acontecendo a cada semestre que passa, com repercussões não só dentro da sala de aula, mas também junto as minhas colegas de Escola. Meu entusiasmo é tão grande, falo tanto do que vem acontecendo no PEAD que aos poucos, vou conseguindo mobilizar minhas colegas e “contagiá-las” com toda essa euforia. Aprendi a socializar os conhecimentos construídos, a vencer críticas e seguir adiante.
Até o momento, me considero uma vitoriosa; percalços e dificuldades todos nós temos em todos os setores da nossa vida, mas para continuar obtendo o sucesso dos semestres anteriores, basta que continue procedendo como tenho feito até agora. Procurando observar o prazo de entrega das atividades, lendo, estudando, “visitando” o Rooda, o PBwiki o Blog dos colegas e também participando dos fóruns , CHAT e as demais propostas que venham a surgir no desenrolar do semestre e que talvez nem imagine quais possam ser, pois o futuro é incerto e o desconhecido, às vezes, nos prepara surpresas; espero que surpresas agradáveis e emocionantes como vem acontecendo até o momento.
Acredito que preciso achar um “tempinho extra” para fazer algumas atividades e leituras não obrigatórias que por motivo, às vezes, alheio a minha vontade não consegui realizar nos semestres anteriores, mas que acredito serem importantes e sempre acrescentam algo.
“BOAS VINDAS” a mais um semestre...