Este foi o assunto da semana. Tive dificuldades em entender o texto foi necessário ler bastante para assimilar alguns conceitos. Mesmo assim percebi que tenho muitas dúvidas e não sei muito bem como funciona minha escola.
Procurei subsídios junto à Direção que também não tinha muito o que me informar a respeito. Então, tive que fazer o trabalho com os poucos recursos que dispunha. Espero até o final do semestre ter entendido melhor esses conceitos para fazer uma análise melhor.
domingo, 7 de setembro de 2008
Psicologia da Vida Adulta
Esta semana tivems a primeira aula presencial da Interdisciplina onde se deu continuidade as fases das vida adulta, segundo Erikson. O fórum também continua até amanhã, quando iniciaremos um outro através da leitura de um novo autor para depois compararmos os dois e chegarmos a outras conclusões, certamente. Pois, quanto mais lemos mais subsíduos teremos para nossas argumentações.
Também ficou estabelecido que faremos um projeto em grupo. O meu frupo composto pela Mara, Marília, neila e andra Caroni, nos decidimos por trabalhar com tecnologia na terceira idade. acredito que o assunto é interessante e irá nos enriquecer bastante. Vou ficar na expectativa...
Também ficou estabelecido que faremos um projeto em grupo. O meu frupo composto pela Mara, Marília, neila e andra Caroni, nos decidimos por trabalhar com tecnologia na terceira idade. acredito que o assunto é interessante e irá nos enriquecer bastante. Vou ficar na expectativa...
Marcadores:
Psicologia da Vida Adulta
domingo, 31 de agosto de 2008
Gestão Democrática na Educação
Hoje realizei a minha primeira atividade da Interdisciplina de Organização da Escola. É instigante porquenos faz refletir sobretudo sobre a realidade da escola onde estamos inseridas e da nossa responsailidade enquanto professores se queremos dar uma educação de qualidade para nossos alunos.
É muito cedo ainda para dar opinião, mas a Gestão Democrática que teve início entre os anos 80 e 90, em contrapartida à gestação Patrimonialista, está bem estruturada, mas há muito o que melhorar para que saia do papel e relamente funcione.
Espero ainda aprender muito com as leituras e ter uma opinião mais abalizadora e consistente no final do semestre.
É muito cedo ainda para dar opinião, mas a Gestão Democrática que teve início entre os anos 80 e 90, em contrapartida à gestação Patrimonialista, está bem estruturada, mas há muito o que melhorar para que saia do papel e relamente funcione.
Espero ainda aprender muito com as leituras e ter uma opinião mais abalizadora e consistente no final do semestre.
Vida Adulta
A atividade da Interdisciplina de Psicologia da Vida Adulta, desta semana me levou a refletir e a me ver como adulto e também permitiu que prestasse mais atenção nas pessoas que me cercam: seus sentimentos, sua maneira de agir, suas fantasias, seus sonhos...
Segundo Erikson a vida adulta consiste em 8 fases e que todas elas apresenta antagonismos: um lado positivo e outro negativo, o que concordo com o autor, pois, por exemplo, já me aproximo da número 7: Idade Adulta= Generatividade X Estagnação, fase esta, em que os filhos já estão "criando asas", alçando vôo e formando novos ninhos e "ninhadas". É um sentimento contraditório, ao mesmo tempo que estou feliz por vê-los independentes, sinto muita saudades daquele "casa cheia" de antigamente, toda aquela algazarra e barulho que costumavam fazer todos juntos, ou nos momentos em que eram filhos únicos. Em contrapartida, fico pensando que os netos chegarão e, menos despreocupada, pois não será minha a responsabilidade de educá-los e mantê-los , poderei curtí-los muito.
Também é bom lembrar que apartir de amanhã será aberto um fórum onde poderemos discutir e comparar as idéias e concepções de Erikson com outro autor que agora não me recordo o nome. Já estou na expectativa, adoro este tipo de atividade. Veremos, então, como será meu discurso depois...
Segundo Erikson a vida adulta consiste em 8 fases e que todas elas apresenta antagonismos: um lado positivo e outro negativo, o que concordo com o autor, pois, por exemplo, já me aproximo da número 7: Idade Adulta= Generatividade X Estagnação, fase esta, em que os filhos já estão "criando asas", alçando vôo e formando novos ninhos e "ninhadas". É um sentimento contraditório, ao mesmo tempo que estou feliz por vê-los independentes, sinto muita saudades daquele "casa cheia" de antigamente, toda aquela algazarra e barulho que costumavam fazer todos juntos, ou nos momentos em que eram filhos únicos. Em contrapartida, fico pensando que os netos chegarão e, menos despreocupada, pois não será minha a responsabilidade de educá-los e mantê-los , poderei curtí-los muito.
Também é bom lembrar que apartir de amanhã será aberto um fórum onde poderemos discutir e comparar as idéias e concepções de Erikson com outro autor que agora não me recordo o nome. Já estou na expectativa, adoro este tipo de atividade. Veremos, então, como será meu discurso depois...
Marcadores:
Psicologia da Vida Adulta
Plano de Estudos

Esta semana realizei meu PLANO DE ESTUDOS para o próximo bimestre, dando enfoque, desta vez, para as Interdisciplinas propostas para o semestre, se bem que eu preciso ainda vencer uma série de dificuldades em comandos bem simples mesmo ainda no Word e que dificultam a elaboração das atividades e fazem com que eu gaste um tempo desnecessário também nas postagens da mesma. E tempo é dinheiro, é "ouro", pois tenho outros compromissos e atividade fora do PEAD e também preciso atendê-las.
Hoje meu filho me esclareceu um erro que estava cometendo e que estava dificultando minha agilidade. Sempre há a esperança de dias melhores e aprendizagens futuras, pois pensando, na época em que comecei para cá, já venci muitos obstáculos e com certeza vencerei muitos outros, antes nem sequer conseguia fazer minhas postagens sem auxílio e agora, já me vejo fazendo muita coisa sozinha, sem nem me dar conta.
Foi ais um desafo, este espaço, também é utilizado para isso. Vamos em frente, caminhando, caminhanddo...Já deslumbro a formatura logo ali adiante...
sábado, 23 de agosto de 2008
Texto Coletivo
Na interdisciplina de Psicologia da Vida Adulta, iniciamos as atividades com a construção de um texto coletivo sobre Vida Adulta. Apenas comentando o que sabíamos ou entendíamos por adulto. Percebi que ficamos todos mais ou menos em torno do conceito de que adulto tem muito a ver com maturidade, mas não fomo muito mais adiante, com certeza esta é apenas uma sondgem inicial e, nos aprofundaremos no tema durante o bimestre. Esta também é uma interdisciplina que desperta bastante interesse e curiosidade e é de grande valia, nos permitindo conhecer um pouco mais sobre o adulto e, talvez até nos ajude pessoalmente a encontrar resposta para muito de nossas atitudes.
Marcadores:
Psicologia da Vida Adulta
Conceitos Estruturantes 1 e 2
Conceitos Estruturantes 1 e 2 esta foi a primeira atividade da interdisciplina e já deu "muito pano prá manga",como o próprio nome sugere, abrange conceitos como democracia, neoliberalismo, globalização, participação, que se caracterizam por ser polêmicos e, confesso que muitos deles ainda estão confusos para mim, espero que sejam melhores esclarecidos no próximo encontro ppresencial, pois percebo a sua importância para um bom entendimento da interdisciplina, além do mais este é um assunto instigante e apaixonante, pena que constatei que sei muito pouco ou quase nada sobre eles, por isso não posso perder a oportunidade em aprender mais.
Marcadores:
Organização e Gestão da Educação
Assinar:
Postagens (Atom)