domingo, 24 de maio de 2009

Fórum e PA

Também durante essa semana aconteceu o fórum sobre PA

Porém, a experiência que tive no semestre passado com a construção dos PAS nas Interdisciplinas de Seminário Integrador V e Psicologia da Vida Adulta me fascinaram pela gama e conhecimento que construimos, mas sobretudo pela interação que \\\\\\\"rolou\\\\\\\" tanto que para esse próximo projeto o grupo continua quase na sua totalidade. Nos permitiu amadurecer como seres humanos; sermos fraternos, coerentes quando necessário, porém, às vezes duros nas divergências e negligências. O grupo desestabilizou, acomodou e assimilou certezas que já não mais eram tão certas assim e dúvidas que então se tornaram tão claras que passaram a ser certezas.
Evidenciando assim a Teoria do Conhecimento da Psicogênese de Piaget.
Há uma interação nas relações e também na construçõ do conhecimento; ora o professor ensina e o aluno aprende, ora o aluno ensina e o professor aprende.
Sem contar com a gama de pesquisa que nos é oferecida através de buscas na internet e também os recursos gráficos qque nos permitem enriquecer e embelezar o espaço e torná-lo atraente ao leitor.
Há um desgaste físico e emocional no esforço utilizado na sua construção, pelo menos no nosso grupo isso aconteceu; até poucos dias atrás andavámos \\\\\\\"correndo atras\\\\\\\", fazendo os últimos ajustes para chegarmos atingirmos os objetivos propostos e chegarmos a uma conclusão coerente com os mesmos.

Gostaria muito de partilhar essa experiência na construção de um PA com meus pequenos, mas enquanto isso não é possível vou procurar me envolver ao máximo no novo PA que está nascendo timidamente, mas aos pouquinhos irá crescendo e se tornará com certeza adulto.

24/05/2009 13:58:22
MARA ROSANE NOBLE TAVARES

É verdade Neuza, se pararmos para analisar, os próprios preparativos entre nós para esse novo PA, já foi um PA.
Foi quase um mês de escolhas, argumentações, contra-argumentações, tratativas e muito, mas muito, bate-boca!
E, pior que com tudo isso nos entendemos e começamos a construir algo sobre como deveriam ser as bases da escola para o futuro, baseadas em nossos conhecimentos prévios construídos com os dois PAs anteriores.
Exatamente a descrição da Psicogênese Piagetiana como mencionastes!
Bjs, até! Mara.



Fórum e Dossiê deEstudo de Caso

Esta semana havia dois fóruns em andamento. Um da Interdisciplina de Educação de Alunos com Necessidades Educacionais Especiais.
As trocas sempre são bastante e ricas nesses ambientes e também a interação também acontece de forma intensa.

Algumas conclusões que ficaram:

A Tecnologia Assistiva compreende recuros e serviços. Fazer TA na escola implica em buscar com criatividade alternativas para que o aluno realize as tarefas escolares. É encontrar uma estratégia para que possa fazer de outro jeitoe valorizar o seu jeito de fazer, aumentandoo sua capacidade de ação e interação. Conhecer e criar alternativas para a comunicação escrita, leitura, mobilidade, brincadeiras, artes, utilização de materiais pedagógicos e utilização do computador.

É promover o aluno de mero expectador a autor de suas próprias aprendizagens.

Também trabalhei no Dossiê de Estudo de Caso e agora parece que está ficando um pouco mais de acordo com as expecificações necessários. Ficarei aguardando comentários...

Semana "cheia"


Como viajei no final de semana passado, esse está sendo bastante cheio de atividades. Estou correndo tentando posstar as atividades em dia. Espero conseguir. Só agora percebi que os comentários obre o Método Clínico é individual, diferente da postagem que está em aulas. Segundo a colega Mara recebeu orientação por e-mail e segundo ela essa é a orientação que prevalece. Bem então, provavelmente, não poderei ir a aula, pois ainda tenho que realizar a tarefa sozinha e sempre exige mais do que três cabeças pensando juntas. Vamos lá!!!

domingo, 17 de maio de 2009

Comentários sobre atividade


Aproveitando o tempinho que me resta antes da meia-noite, fui atrás dos comentários sobre as tarefas de Psicologia II, não os encontrei, porém encontrei os comentários sobre oFilme "O Clube do Imperador" que me rendeu alguns elogios.

Argumentar e me posicionar sobre minhas idéias ou perante a idéias dos outros é algo que gosto bastante de fazer, me sinto poderosa quando uso a palavrinha "por isso",pois ele representa o início de meu posicioanmento frente a uma idéia que pode consistir em concordar ou discordar da mesma.

Estudo Clínico

Tercça-feira, dia 12/05 tivemos aula presencial de Psicologia II onde fizemos comentários a respeito do estud0 clínico. Comentamos basicamente a maneira como procedemos na entrevista e a próxima atividade consiste em modificar nossas atitudes e posturas frente os comentários realizados.

Também continuamos discutindo sobre Piaget e os estádios da Psicogênese do conhecimento. Inclusive a prof Simone nos esclareceu porque alguns autores usam a nomencaltura "estágios"e outros "estádios". Sendo que concluimos que a nomenclatua mais adequada seria "estádio", pois é o lugar onde as coisas realmente acontece.

Também aproveitei a aula presencial para externar junto a prof Simone minha preocupação e insegurança, pois algumas das atividades postadas há algum tempo no Rooda não haviam sido comentadas.

Vou aproveitar também para verificar isso agora!!!

Projeto de Aprendizagem

Finalmente decidimos o grupo para construirmos um novo PA. Nosso grupo é praticamente o mesmo do projeto anterior: Mara, Marília, Neila, Sandra Caroni e eu.

Estamos inciando devagar definimos o tema e ainda estamos trabalhando nas dúvidas e certezas. Mas presenti o grupo mais maduro, participativo e presente do que no semestre anterior. Mas com certeza essa nova postura é reflexo da participação anterior que fortaleceu e amadureceu o grupo.

Também está aberto um fórum sobre o que é um PA e suas implicações. Apenas fiz as leituras, mas como viajei ainda não fiz nenhuma participação no fórum, apesar do avançado da hora e do cansaço ainda pretendo dar um pulo até lá, agora, já!!!

Aula presencial

Dia 19/05, terça-feira, teremos a segunda aula presencial da Interdisciplina de Questões Étnico-Raciais na Educaçãosobre expressões afro-brasileiras que consiste em entrevistat quatro crianças negras e depois elaborar um pequeno texto de 3 páginas, refletindo sobre como a criança negra se sente no contexto da sala de aula: (auto-imagem, auto-estima, etc..).

Já realizei as entrevistas e jás fiz um pequeno esboço do trabalho, mas achei que não está legal e vou aguardar a aula presencial para depois conclui-lo