
Utilizava jogos com meus alunos, esporadicamente e, eram utilizados pelos alunos mais rápidos que ficavam jogando, enquanto eu trabalhava com aqueles que não haviam terminado suas tarefas. Ou quando chovia e havia poucos alunos dentro da sala de aula.
Agora não, há uns dois meses sistematicamente vou a Brinquedoteca da UFRGS e trago joguinhos que contemplam a todos desde os pré-silábicos até os alfabéticos, pois trabalho com uma turma de 1ª série. E não tem mais essa, todos, independente de terem terminado as tarefas jogam e brincam. As trocas e constuções são feitas pelos alunos, acompanhados pela professora que interfere com questionamento, quando oportunos ou necessários.
É basstante cansativo, mas é também bastante envolvente, desestressa tanto o professor como os alunos, melhora o relacionamento e a integração aluno-professor e as trocas são feitas de maneira mais efetiva, num clima de descontração e alegria. No início gerava um pouco de tumulto e confusão, mas agora já se organizam melhor, arrumam os jogos depois que utilizam e também já estão organizando a sala, colocando as classes e cadeiras no lugar .
O ideal seria que estes jogos ficassem sempre ao alcance de todos, mas isso não é possível, pois a sala é ocupada por outra turma no turno inverso, sendo assim, ando sempre com as sacolas de brinquedos para lá e para cá, mas eu não me importo, pois às vezes, é necessário tudo isso, se queremos fazer algo de mais construtivo pelos nossos alunos.
Agora não, há uns dois meses sistematicamente vou a Brinquedoteca da UFRGS e trago joguinhos que contemplam a todos desde os pré-silábicos até os alfabéticos, pois trabalho com uma turma de 1ª série. E não tem mais essa, todos, independente de terem terminado as tarefas jogam e brincam. As trocas e constuções são feitas pelos alunos, acompanhados pela professora que interfere com questionamento, quando oportunos ou necessários.
É basstante cansativo, mas é também bastante envolvente, desestressa tanto o professor como os alunos, melhora o relacionamento e a integração aluno-professor e as trocas são feitas de maneira mais efetiva, num clima de descontração e alegria. No início gerava um pouco de tumulto e confusão, mas agora já se organizam melhor, arrumam os jogos depois que utilizam e também já estão organizando a sala, colocando as classes e cadeiras no lugar .
O ideal seria que estes jogos ficassem sempre ao alcance de todos, mas isso não é possível, pois a sala é ocupada por outra turma no turno inverso, sendo assim, ando sempre com as sacolas de brinquedos para lá e para cá, mas eu não me importo, pois às vezes, é necessário tudo isso, se queremos fazer algo de mais construtivo pelos nossos alunos.
Um comentário:
Gostei muito desse post e seu blog é muito interessante, vou passar por aqui sempre =) Depois dá uma passadinha lá no meu, que é sobre frases e poesias, espero que goste. O endereço dele é http://mil-frases.blogspot.com. Um abraço.
Postar um comentário