Esta semana passei praticamente toda ela fazendo as correções necessárias no dossiê e sempre acho que tenho alguma coisa a acrescentar ou corrigir. Foram solicitadas alterações que vão desde a forma de apresentação até afirmações e conteúdos. Acho que ainda não está bom que novas correções serão necessárias, mas há outras disciplinas e preciso tocar prá frente...
A própria Interdisciplina já está me exigindo novas leituras e participações no fórum, bem como uma quarta atividade específica no Estudo de Caso que só terei condições de elaborar mediante as leituras, vídeo e participação no fórum. Também viajei durante fim de semana o que me prejudicou um pouco e agora tenho que me esforçar muito durante essa semana para cumprir os prazos das atividades.
domingo, 17 de maio de 2009
domingo, 10 de maio de 2009
Dossiê - Estudo de Caso

Havia dias andava meio angustiada, pois não havia recebido comentários sobre o dossiê e estudo de Caso que estamos realizando.
Qual foi minha surpresa, recebi muitos elogios da prof Daniela sobre a escolha do caso e também pela maneira com conduzi o trabalho. É claro que tenho que fazer algumas correções, mas segundo a professora realizei um excelente trabalho o que vai me fortalecendo e me permitindo, muitas veses, ousar na realização das taefas. Minha autoestima está em alta.
Cara Neuza,Primeiro gostaria de parabenizá-la pela escolha do caso, pelo modo que você nos apresenta Nicolas e narra os relatos da professora Isabel e da mãe (Nida). Você apresenta importantes destaques em relação a falta de formação dos professores para trabalhar com alunos com necessidades eucacionais especiais, que é recorrente em outros dossiês de seus colegas. Nicolas é, na minha opinião, um aluno privilegiado por ter uma mãe ativa, interessada, que viveu o luto do estranhamento inicial e canalizou seus esforços para uma melhor qualidade de vida de seu filho. Estudando, lutando pelos direitos de Nicolas e incentivando o filho, sempre. Na escola, Isabel também faz um trabalho voltado para as potencialidades e habilidades de Nicolas e não focado em suas dificuldades, aplicando com este aluno os mesmos trabalhos que realiza com os outros alunos. No entanto, Isabel ainda lamenta não ter a ajuda de ninguém... espero que este fato seja aos poucos alterado. A escola que se movimenta para receber Nicolas também mostra que com vontade e iniciativa a resistências em relação a inclusão escolar de alunos com deficiência esta sendo superada. Excelente trabalho!Vou segerir a seus colegas que visitem teu dossiê e leiam esta introdução a seu estudo de caso que esta muito bem feita!Continue assim!Abçs,Daniela
Filme O Clube do Imperador
Pasmem contei para meus lunos de 2º ano o enredo do Filme " O Clube do Imperador" e eles querem assisti-lo. Não vou perder essa oportunidade. Amanhã mesmo vou até a locadora para pegar novamente o filme e tentar passar para eles, pois ficarma muito interessados na história e argumentaram que se vissem o file poderiam entender melhor o meu relato.
Olha ai, meus pequenos argumentando e emitindo juízo de valores
Olha ai, meus pequenos argumentando e emitindo juízo de valores
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"Flor copo de leite"
Querida tutora Geny, com certeza vais entender o significado desse relato:
"Nós professores costumamos colher os "frutos" do nosso trabalho, eu, no entanto, colha as "flores".
Já lhe explico porque:
Sabes o que recebi de presente do dia das Mães de uma de minhas alunas?
-"Um quadro com "copos de leite",
Que presente significativo!!!
Além do mais a menina me disse que ficou incomodando sua mãe até ela comprá-lo para mim.
Acho que essa flor ficará na minha memória e na memória de alguns de meus alunos por muito tempo.
Outro dia, também outra aluna me disse que estava no dentista e havia um quadro com copos de leite e assim que sentou na cadeira para ser atendida contou para sua dentista tudo o que sabia sobre ela e como aprendeu.
É minha cara, acho que Piaget tem razão quando diz que a aprendizagem acontece a partir da interação do sujeito com o objeto de estudo.
"Nós professores costumamos colher os "frutos" do nosso trabalho, eu, no entanto, colha as "flores".
Já lhe explico porque:
Sabes o que recebi de presente do dia das Mães de uma de minhas alunas?
-"Um quadro com "copos de leite",
Que presente significativo!!!
Além do mais a menina me disse que ficou incomodando sua mãe até ela comprá-lo para mim.
Acho que essa flor ficará na minha memória e na memória de alguns de meus alunos por muito tempo.
Outro dia, também outra aluna me disse que estava no dentista e havia um quadro com copos de leite e assim que sentou na cadeira para ser atendida contou para sua dentista tudo o que sabia sobre ela e como aprendeu.
É minha cara, acho que Piaget tem razão quando diz que a aprendizagem acontece a partir da interação do sujeito com o objeto de estudo.
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Seminário Integrador VI Psicologia II
domingo, 3 de maio de 2009
O Filme: Clube do Imperador
Clube do Imperador, o filme.
Assisti várias vezes o filme, em primeiro lugar pela necessidade da atividade que tinha que realizar, mas também pelo prazer de assistir.
UM filme com um visual muito rico, mas mais rico em mensagens. Há o tempo todo, em toda trama do filme um confronto moral entre seus protagonistas.
Onde o professor, no final se considera um fracassado por não conseguir modificar os tracos de caráter de seu aluno, segundo ele: desonesto e mentiroso.
Porém, sabemos que o trabalho do professor, diferente de um outro trabalho qualquer requer persistência, perpiscácia e acima de tudo retidão de caráter.Educa-se, sim, com plavras, mas sobretudo, com exemplos e muitos vezes o reflexto desse trabalho só acontece anos depois quando o aluno já não está presente no contexto da sala de aula o que ficou evidente no final do filme
Confirmando assim, a postura e convicção do professor de que o aprendizado possa mudar o caráter do aluno quer seja ele um garoto ou um empresário bem sucedido já na maturidade de seus 30 anos, a qual reforço com a máxima do próprio Sócrates: “o importante, não é viver, mas viver em retidão”.
Assisti várias vezes o filme, em primeiro lugar pela necessidade da atividade que tinha que realizar, mas também pelo prazer de assistir.
UM filme com um visual muito rico, mas mais rico em mensagens. Há o tempo todo, em toda trama do filme um confronto moral entre seus protagonistas.
Onde o professor, no final se considera um fracassado por não conseguir modificar os tracos de caráter de seu aluno, segundo ele: desonesto e mentiroso.
Porém, sabemos que o trabalho do professor, diferente de um outro trabalho qualquer requer persistência, perpiscácia e acima de tudo retidão de caráter.Educa-se, sim, com plavras, mas sobretudo, com exemplos e muitos vezes o reflexto desse trabalho só acontece anos depois quando o aluno já não está presente no contexto da sala de aula o que ficou evidente no final do filme
Confirmando assim, a postura e convicção do professor de que o aprendizado possa mudar o caráter do aluno quer seja ele um garoto ou um empresário bem sucedido já na maturidade de seus 30 anos, a qual reforço com a máxima do próprio Sócrates: “o importante, não é viver, mas viver em retidão”.
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Semana à princípio improdutiva
Est semana foi bastante improdutiva, pois tivemos que paralisar nossas atividades escolares por toda a semana em virtude da fatalidade acontecida com um de nossos alunos fruto da violência que ronda nossa sociedade.
Mas.mesmo assim, visitei a casa do aluno Nicolas e tive oportunidade de conviver algumas horas com uma mãe corajosa que faz de tudo para manter seu filho com graves problemas de saúde, uma criança com necessidades especiais no convívio e conforto do lar, embora isso tenha lhe causado como ela própria diz: muita dor e sofrimento. Porém o maio sofrimento seria deixá-lo num hospital.
Para isso, lutou muito e conseguiu obter junto à prefeitura uma MiniUTI,pois seu filho necessita de oxigenação não invasiva, pois faz apnéias duranteo sono devido a atrofia muscular espinhal da qual foi diagnosticado desde os 11 meses de idade. Desde então começou sua perigrinação por hospitais, clínicas em busca de melhores condições de vida para seu filho que com cerca de 15 meses faz fisioterapia e terapia ocupacional no KINDER - Centro de Reabilitação para Deficiências Múltiplas , instituição filantrópica, provando que ainda predomina em nossa sociedade a filantropia como apoio a uma exclusividade de competência dos órgãos governamentais onde as leis existem, mas ainda não se faz cumprir.
Fica aqui registrado o exemplo de coragem dessa mãe que luta incessantemente para incluir seu filho numa sociedade em que teimar em rotular os alunos com necessidades educacionais especiais de aleijados ou párias, colocando-os à margem da sociedade, ainda cruel e excludente.
Em tempo, essa aluno faz parte do Estudo DE CASO para meu dossiê, mas que infelizmente descobri que falta muito para estar pronto, pois antes preciso pesquisar onde e como se dá a inclusão no município. É muito trabalho, mas espero vencer mais essa atividade como todoas que consegui concluir até agora, todas tem seu grau de dificuldade e exigência.
Mas.mesmo assim, visitei a casa do aluno Nicolas e tive oportunidade de conviver algumas horas com uma mãe corajosa que faz de tudo para manter seu filho com graves problemas de saúde, uma criança com necessidades especiais no convívio e conforto do lar, embora isso tenha lhe causado como ela própria diz: muita dor e sofrimento. Porém o maio sofrimento seria deixá-lo num hospital.
Para isso, lutou muito e conseguiu obter junto à prefeitura uma MiniUTI,pois seu filho necessita de oxigenação não invasiva, pois faz apnéias duranteo sono devido a atrofia muscular espinhal da qual foi diagnosticado desde os 11 meses de idade. Desde então começou sua perigrinação por hospitais, clínicas em busca de melhores condições de vida para seu filho que com cerca de 15 meses faz fisioterapia e terapia ocupacional no KINDER - Centro de Reabilitação para Deficiências Múltiplas , instituição filantrópica, provando que ainda predomina em nossa sociedade a filantropia como apoio a uma exclusividade de competência dos órgãos governamentais onde as leis existem, mas ainda não se faz cumprir.
Fica aqui registrado o exemplo de coragem dessa mãe que luta incessantemente para incluir seu filho numa sociedade em que teimar em rotular os alunos com necessidades educacionais especiais de aleijados ou párias, colocando-os à margem da sociedade, ainda cruel e excludente.
Em tempo, essa aluno faz parte do Estudo DE CASO para meu dossiê, mas que infelizmente descobri que falta muito para estar pronto, pois antes preciso pesquisar onde e como se dá a inclusão no município. É muito trabalho, mas espero vencer mais essa atividade como todoas que consegui concluir até agora, todas tem seu grau de dificuldade e exigência.
Hoje venho me redimir
Sim, é bem essa a expressão venho me redimir porque esqueci de registar uma das experiências mais excitantes que tive durante a minha trajetória como professora que foi a construção do MOSAICO DA DIVERSIDADE.
Para mim essa atividade representou um momento riquíssimo porque permitiu uma maior interação com meus alunos e também houve uma maior aproximação entre os próprios alunos e uma mobilização das famílias que cooperaram com as fotos e relatos.
Ganhamos todos nós, nos tornamos um pouco mais próximos, mais íntimos até eu trouxe uma foto da minha família. Afinal, a prof é da mesma raça que nós, todos nós somos da mesma raça e também ela mora aqui perto, no mesmo bairro que nós, no bairro Cristal onde está situada nossa Escola.
Mas o que eles gostaram mesmo foi da minha certidão (jurássica). Prof ela é diferente da nossa não ta escrita a máquina, ta escrita com letra cursiva, parecida com a que estamos aprendendo. Que legal!
Estou tão empolgada que não consigo escrever o que realmente quero; fico relatando o que aconteceu.
Para mim essa atividade significou um aprendizado muito grande, pois me permitiu (juntamente com meus pimpolhos) dar vida, (re)significar um assunto riquíssimo como esse (etnia) e que em nenhum momento, com turma alguma havia conseguido: construir algo tão dinâmico e de tamanha fluidez.
Fica a certeza que jamais trabalharei com folhinhas mimeografadas, distante da realidade e sem significado algum o que já sabia por ocasião da Interdisciplina de Representação do Mundo pelos Estudos Sociais, mas que ainda não havia conseguido colocar em prática. Ás vezes, se gasta mais tempo do que deseja para nos libertar de nossas amarras, ou mais tempo do que o necessário, mas fica a certeza que essa atividade foi “o ponta-pé inicial” para muitas outras e que até mesmo não é um assunto inacabado, pois sempre poderemos nos reportar ao mosaico que diferente de outras atividades é sempre atual e nos permite um leque de possibilidades, por exemplo, estudos de mapas, gráficos, etc...
Fica aqui o desejo de colocar um link do Mosaico construido, mas que devido ao curto tempo que disponho no momento deixarei para uma próxima oportunidade.
Há pouco recebi comentários sobre a minha primeira atividade sobre o EU que também foi um momento riquissimo que havia deixado de comentar anteriormente, mas que agora não vou perder a oportunidade, pois evidencia momentos de reflexão sobre a nossa formação como sujeitos e profissionais da educação.
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