domingo, 14 de outubro de 2007

Filme Doze Homens e uma sentença


Evidência: Através do voto secreto onze jurados consideram o réu culpado , porém um deles o considera inocente e resolve questionar o depoimento das testemunhas , no total de duas.
Argunento nº 1: Um senhor velho que morava no apartamentp debaixo disse ter ouvido o rapaz gritar que mataria seu pai e que em seguida, ouviu o barulho do corpo caindo e, então, correu até a porta e viu o rapaz fugindo pela escada.
Seus argumentos são contestados, pois quando chegou ao tribunal mancava de uma perna, por ter sofrido um derrame e, portanto, não poderia chegar a tempo de ver o rapaz saindo pela escada.
O crime ocorreu num apartamento situado próximo aos trilhos de trem e que no momento passava um trem o que torna impossível ouvir, quanto mais identificar a voz conmo sendo do rapaz.
Argumento nº 2: A outra testemunha, uma senhora com aproximadamente 45 anos, mas que por vaidade tentava aparentar 35 anos, compareceu ao juri sem óculos, deixando à vista o nariz marcado, característico das pessoas que precisam usar óculos sempre.
Afirmou ter visto da janela do seu apartamento o rapaz matar seu pai.
Mas, conforme ficou provado, usava óculos e como o crime aconteceu por volta da meia noite, horário em que já deveria estar dormindo, portanto, sem óculos, o que tornaria impossível identificar o rapaz, embora o conhecesse desde criança.
Creio que ainda não ficou bem claro o conceito de evidência e argumentação, Mas como a tutora Geni falou, todo o conhecimento se construi coletivamente e com certeza até o final do semestre será elaborado por todos nós.
Gostaria de deixar registrado a minha alegria, pois finalmente consegui, graças a ajuda da colega Ivete, dar início a esta atividade.

Nenhum comentário: