domingo, 14 de outubro de 2007

Saberes dos professores Maurice Tardif Danielle Raymond

Palavras chaves: Professores, magistério, saberes, tempo, trabalho docente, carreira.
O trabalho modifica a identidade do trabalhador, trabalhar não é soente fazer alguma coisa, mas fazer alguma coisa de si mesmo, consigo mesmo .
Se o trabalho modifica o trabalhador e sua identidade modifica também ao longo do tempo o seu "saber trabalhar", na medida em que o trabalho remete a aprender a trabalhar, ou seja, dominar progessivamente os saberes necessários à realização do trabalho.
No caso do magistério, o professor passa por uma escolarização razoavelmente longa, com conhecimentos teóricos e técnicos, porém, esta formação técnica precisa ser completada com uma formação prática, isto é, com uma experiência direta com o trabalho.
Em segundo lugar, a trajetória profissional, os saberes dos professores são são temporais, pois são utilizados e se desenvolvem ao longo do tempo.
Os professores assimilam também os saberes práticos específicos aos lugares de trabalho com suas rotinas, valores e regras.
Portanto, os "saberes" dos professores não são inatos, mas são produzidos pela socialização e na interação com os outos e que se
estende por toda sua história de vida.
Esta leitura foi bastante produtiva, até porque foi discutida através do forum

Nenhum comentário: