domingo, 14 de setembro de 2008

Weber - Tipos de dominação.


Segundo Weber existem três tipos de dominação: legal, carismática e tradicional.
A tradicional como o próprio nome já diz é aquela do pai sobre o filho ou do súdito sobre seus vassalos. As ordens são obedecidas sem serem questionadas, mais por fidelidade ao "senhor".
A dominação legal acontece quando aquele que manda é eleito mediante votação ou por "indicação". É burocrática e característica das instituições públicas, onde se obedece, não a figura do escolhido, mas sim as leis que são por ele estatuídas.
A dominação carismática é aquela baseada na admiração que o líder exerce sobre seus liderados. Normalmente são pessoas com o dom da oratória e admiradas por um "certo poder de magnetismo" que exercem sobre as outras. Podemos citar alguns líderes carismáticos: Getúlio Vargas, Peron, Ghandi, madre Tereza de Calcutá, etc... Sessou a admiração e encanto sessou também a liderança.
Nas escolas há espaço para a liderança legal, onde professores obedecem a diretora não pelo que ela é, mas sim pelo cargo que exerce. Mas, com a Gestão Democrática em que o diretor é escolhido mediante o voto, está surgindo a oportunidade para líderes carismáticos.

Nenhum comentário: