domingo, 18 de outubro de 2009

Semana tranquilinha essa!!!


Semana de recuperação que para mim foi bem tranquila, pois não havia atividades apenas uma pequena retificação que precisei fazer numa atividade de Didática e Planejamento.

Tutora Cristiane: Aproveitei o feriado e a semana de recuperação para procurar na Interdisciplina de Ludicidade para tentar reparar o erro quando afirmei que Para Piaget, "a criança trabalha enquanto brinca e o adulto brinca enquanto trabalha". Ouvindo novamente a entrevista concedida à Tânia Carvalho no Programa Comportamento pela Psicopedagoga Tânia Fortuna pude então constatar meu equívoco, pois no início da entrevista ela afirma o seguinte: "Piaget dizia que para a criança o seu trabalho é o brinquedo". Espero com isso ter retificado meu engano. Abraço Neuza

Também aproveitei essa semana para assistir o filme: "Vamos passear na Vassoura da Bruxa Onilda".Possibilidades! ao meu redor ainda não conseguir assistir, pois só consegui em fita k-7 e quando fui testar meu aparelho de Vídeo Cassete, ele não estava funcionando, mesmoa assim, já respondi a primeira questão:
- Destaque aspectos positivos e desafiadores do trabalho porr Projetos.

-Lá vai minhas reflexões:

O professor será o facilitador das aprendizagens, viabilizando as informações e pesquisas e terá como incumbência estabelecer o fio condutor desse processo de modo a contemplar a flexibilização dos conteúdos. Deixa de lado a figura de “dono do saber” e passa a ser um pesquisador e aprendiz juntamente com seus alunos.
Os projetos partem de assuntos de interesse dos alunos e tem um caráter avaliativo levando em consideração o que já Trabalhar com Projetos é sempre desafiador tanto para o aluno quanto para o professor.sabem sobre o tema (dúvidas e certezas) e formativo o que estão aprendendo e como estão acompanhando o desenvolvimento dos mesmos. Exigem comprometimento dos alunos que também ficarão incumbidos do material e realização das pesquisas e ao mesmo tempo promovem a interação do grupo e a construção coletiva. Viabilizam o uso de ferramentas tecnológicas, entre elas a Internet ampla fonte de pesquisa e informação que já se encontra à disposição de nossos alunos de periferia e também favorece um amplo material áudio-visual que só vem a contribuir nessa construção.
Os alunos são autores das aprendizagens e sabemos que os Projetos nunca são fechados e previsíveis sempre darão abertura a novos questionamentos e conhecimentos e poderão, inclusive, originar a criação de novos( Projetos).


E por falar em Projetos essa semana uma atividade do seminário Integrador VII nos pegou de surpresa.Deveríamos fazer algumas reflexões sobre nosso Projeto de Aprendizagem: "A escola do Futuro, construido pelo grupo das A'Normais, constituido por mim, Mara, Neila e Sandra.

É parece que nosso grupo não é polêmico apenas no nome, dúbio, aberto a especulações as mais variadas possíveis, tal qual deve ser um PA.

Realmente, fizemos uma parceria muito boa e há uma grande interação entre o grupo, suscitando dúvidas e surpresas e deixando incrédulas muitas de nossas colegas e "quiçá" alguns profis e tutores. Eis o endereço:

http://novopadasamormais.pbworks.com

Bem, mas voltando novamente a atividade de Planejamento e Didática quanto a segunda pergunta já tenho um esboço da mesma, mas gostaria de ter opotunidade de assistir o segundo filme para conclui-la, pois o primeiro filme documenta o trabalho realizado com crianças da faixa etária dos 3 anos e o segundo apresenta algumas cenas das práticas pedagógicas de duas estagiárias das disciplinas Práticas de Ensino em Anos iniciais do Ensino Fundamental.

2. Você identifica diferenças e/ou semelhanças entre a Pedagogia de Projetos na Educação Infantil e Nos Anos Iniciais? Quais?

5 comentários:

CláudioGM disse...

Professora Neuza, encontrei o memorial da escola Elpídio Ferreira Paes, da qual fui aluno de 1981 a 1990, e algumas coisas até me emocionaram um pouco, como lembrar do tempo do banhado, da cantina, dos professores, realmente pra quem foi aluno da escola há tanto tempo fica contente de ver um trabalho como esse. Só notei um errinho: a professora Eloá, conforme a Glaci mencionou, não era professora de Ciências, e sim de matemática (fui aluno dela!). Aliás, essa profe balançava corações! Gostaria de saber aonde ela foi parar, se tem orkut, o que faz hoje em dia (se eu descobrisse o nome completo dela ajudaria) Usei o uniforme azul marinho com listas brancas,rsrsrs
Um forte abraço!

Geny disse...

Querida aluna Neuza,

Parabéns por seu entendimento e suas colocações referentes os PAs, diante das possibilidades que um PA dá na busca, na pesquisa das dúvidas e certezas...
Professor facilitador das aprendizagens, alunos conscientes de suas responsabilidades em levantar questões norteadoras que venha ao encontro de seus interesses, flexibilizar conteúdos aglutinando indisciplinariamente, de acordo com o nível da turma, na certeza que o educador vai ter sucesso com ação recíproca dos alunos e a aprendizagem vai ser uma constante.
Obrigada! Os seus registros são excelentes e muito importantes na sua trajetória acadêmica.
Um grande abraço,
Geny Schwartz da Silva
PEAD/FACED/UFRGS

Neuza Terezinha da Rocha disse...

Oi Cláudio!
Fico feliz em saber que te emocionaste a ler o memorial da Escola Elpídio Ferreira. Para mim esta atividade também rendeu bons momentos. Adorei saber como era a escola antigamente, bem diferente da atual.
Obrigada por reparares o erro a respeito da profi Eloá. Lamento, mas não conhecei pessoalmente e também não sei seu endereço atual. Lamento não poder ajudá-lo.

Abraço. Profi Neuza

Neuza Terezinha da Rocha disse...

Geny querida, quanta saudade!
Um elegio sempre anima um pouco e nos instiga a ir em frente, embora algumas dificuldades sempre são inevitáveis.

Beijinhos da aluna Neuza

Neuza Terezinha da Rocha disse...

Oi Cláudio!
Fico feliz em saber que te emocionaste a ler o memorial da Escola Elpídio Ferreira. Para mim esta atividade também rendeu bons momentos. Adorei saber como era a escola antigamente, bem diferente da atual.
Obrigada por reparares o erro a respeito da profi Eloá. Lamento, mas não conhecei pessoalmente e também não sei seu endereço atual. Lamento não poder ajudá-lo.

Abraço. Profi Neuza