domingo, 25 de abril de 2010

Refletindo sobre o estágio


O título parece estranho, pois já se passaram duas semanas, já estamos indo para a terceira semana e parece que estou mais preocupada com as novas tecnologias que para mim não deveriam ser tão novas assim.Mas, estou fazendo descobertas recentes, me sinto como uma criança que está entrando e descobrindo toda essa parnafenália e pela primeira vez se encantando com ela. Minhas falas não são diferentes do meu aluno João Vitor que lá no pbworks da turma 122( que ainda apresenta alguns probleminhas a serem solucionados,mas que foi criado pela sua professora, mediante sua presença) registrou que gostaria de estudar sobre os Índios, mas que também estava muito feliz porque havia aprendido a ler.
Pois bem,também me sinto assim feliz com minhas novas aprendizagens e com os novos desafios frente a construir Projetos de Aprendizagens não agora como aluna, mas como professora que precisa caminhar lado a lado e orientar seus alunos para que construam aprendizagens significativas sobre assuntos que partam de seu interesses, de dúvidas e certezas inicais e se caracterizem em Arquiteturas Pedagógicas desenvolvidas através de computadores, uma novidade para ambos professora e alunos.
As dúvidas iniciais quanto ao fato de ter construído inicialmente um Projeto de Estudo e como fazer para conciliar com Projetos de Aprendizagem aos poucos também vai decolando e com alunos bastante interessados e animados com as propostas de trabalho e também com as construções realizadas até o momento. Construções de idéias e conceitos, mas também construções de maquetes e visitas a Google Hearth e Googlemaps. Estão também extermamente envolvidos com a centopeia que construiram e qua anda "passeando" por suas casas, mas que também está presente na sala de aula e os envolve emocionalment, pois alguns colocaram a centopéias e suas camas, outros já colocaram a seu lado quando estão no computador. E na sala de aula, às vezes, tentam achar um nome, mas nunca chegam a um senso comum e eu torço para que isso não aconteça já, pois a Centopéia tem sido fator de agregação e socialização da turma.Segundo Maturana, "ao viver, fluimos de um domínio de ações a outro, num contínuo emocionar que se entrelaça com nosso linguagear" (MATURANA, ZÖLLER, 2004, p. 9).

2 comentários:

Patrícia_Tutora PEAD disse...

hehehehe estou adorando essa inclusão digital de professorxalunos!!! bjs

Neuza Terezinha da Rocha disse...

Eu também. Jamais imageinei que isso fosse acontecer!!!

Tanto incomodei lá na Escola que disponibilizaram o Laboratório de Informática, uma riqueza!!! Com internet e cerca de 20 CPUS. Dá perfeitamente para desenvolver um trabalho.
Inicialmente só dva eu lá, agora outros professores também já estão usando ou para preparar suas aulas ou para desnvolver trabalho com os alunos.

Bjs Neuza