
A interdisciplina de Matemática continua me envolvendo bastante e me exigindo bastante leitura, pesquisa criatividade e tempo na elaboração das atividades. Nesta semana o desafio foi elaborar uma atividade de multiplicação e divisão para alunos de 2º ano.
JOGO COMBINATÓRIO
1. Objetivo:
Permitir ao aluno a compreensão do princípio da Multiplicação.
2. Material utilizado: (kit com 5 tampinhas de garrafa pet):
03 tampinhas de garrafa pet de mesma cor (ex. azul) etiquetadas com consoantes.
02 tampinhas de garrafa pet de mesma cor (ex. vermelha) etiquetadas com vogasi.
3. Desenvolvimento da atividade:
3.1. Dividir a turma em grupos de no máximo 5 alunos.
3.2. Cada grupo receberá seu kit e formará as combinações possíveis com as tampinhas de consoantes e vogais.
3.3. Perguntar aos alunos quantas tampinhas cad grupo recebeu.
3.4. Os alunos devem separar as vogais das consoantes.
3.5. Quais e quantas são as vogais e quais e quantas são as consoantes?
3.6. Escreva as sílabas que poderão ser formadas com estas consoantes e vogais.
3.7. Depois que as crianças realizarem suas anotações explicar com o fizeram para encontrar o resultado.
3.8. Organizar uma tabela com as sílabas formadas e levar os alunos a resolução através da adição e posteriormente com a multiplicação.
DESAFIOS:
Após completar a atividade, levantar novos desafios:
- Se retirarmos uma das vogais como ficam as novas combinações? ( O professor deverá ter o cuidado de retirar uma das vogais de cada grupo).
- se dividirmos igualmente a sílabas formadas entre os colega do grupo, quantas sílabas cada um receberá? ( O professor deverá ter o cuidado para que a divisão seja exata, nessa etapa).
Considerações:
Esta atividade foi adaptada de uma sugestão encontrada no site do Google.
Realizei a atividade com as crianças, pois para mim, esta interdisciplina está sendo uma oportunidade de enriquecer minha prática pedagógica. Agora, já não posso mais dizer que não trabalhei multiplicação e divisão com meus pequenos de 2º ano.
Foi uma descoberta bastante agradável para nós ( alunos e professora). As crianças ficaram entusiasmadas queriam até que eu colocasse a tabuada na sala de aula. Alguns já sabem a tabuada pois têm irmãos, parentes ou amigos mais velhos que também estudam na escola.
Foi possível a transversalidade de conhecimentos, pois foi possível trabalhar o reconhecineto das letras, sílabas.
No final, foram recolhidos os kit que serão utilizados posteriormente na construção de outras sílabas e palavras.
Não ha dúvida sobre a eficiência e importância da utilização do material concreto nsa construção do conhecimento e na elaboração de conceitos matemáticos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário