domingo, 27 de abril de 2008

Matemática - uma proposta desafiadora


A interdisciplina de Matemática continua me envolvendo bastante e me exigindo bastante leitura, pesquisa criatividade e tempo na elaboração das atividades. Nesta semana o desafio foi elaborar uma atividade de multiplicação e divisão para alunos de 2º ano.

JOGO COMBINATÓRIO


1. Objetivo:

Permitir ao aluno a compreensão do princípio da Multiplicação.

2. Material utilizado: (kit com 5 tampinhas de garrafa pet):

03 tampinhas de garrafa pet de mesma cor (ex. azul) etiquetadas com consoantes.

02 tampinhas de garrafa pet de mesma cor (ex. vermelha) etiquetadas com vogasi.

3. Desenvolvimento da atividade:

3.1. Dividir a turma em grupos de no máximo 5 alunos.

3.2. Cada grupo receberá seu kit e formará as combinações possíveis com as tampinhas de consoantes e vogais.

3.3. Perguntar aos alunos quantas tampinhas cad grupo recebeu.

3.4. Os alunos devem separar as vogais das consoantes.

3.5. Quais e quantas são as vogais e quais e quantas são as consoantes?

3.6. Escreva as sílabas que poderão ser formadas com estas consoantes e vogais.

3.7. Depois que as crianças realizarem suas anotações explicar com o fizeram para encontrar o resultado.

3.8. Organizar uma tabela com as sílabas formadas e levar os alunos a resolução através da adição e posteriormente com a multiplicação.

DESAFIOS:

Após completar a atividade, levantar novos desafios:

- Se retirarmos uma das vogais como ficam as novas combinações? ( O professor deverá ter o cuidado de retirar uma das vogais de cada grupo).

- se dividirmos igualmente a sílabas formadas entre os colega do grupo, quantas sílabas cada um receberá? ( O professor deverá ter o cuidado para que a divisão seja exata, nessa etapa).

Considerações:

Esta atividade foi adaptada de uma sugestão encontrada no site do Google.

Realizei a atividade com as crianças, pois para mim, esta interdisciplina está sendo uma oportunidade de enriquecer minha prática pedagógica. Agora, já não posso mais dizer que não trabalhei multiplicação e divisão com meus pequenos de 2º ano.

Foi uma descoberta bastante agradável para nós ( alunos e professora). As crianças ficaram entusiasmadas queriam até que eu colocasse a tabuada na sala de aula. Alguns já sabem a tabuada pois têm irmãos, parentes ou amigos mais velhos que também estudam na escola.

Foi possível a transversalidade de conhecimentos, pois foi possível trabalhar o reconhecineto das letras, sílabas.

No final, foram recolhidos os kit que serão utilizados posteriormente na construção de outras sílabas e palavras.

Não ha dúvida sobre a eficiência e importância da utilização do material concreto nsa construção do conhecimento e na elaboração de conceitos matemáticos.

Nenhum comentário: