domingo, 4 de maio de 2008

Estudos Sociais- Tempo e espaço


Esta semana realizei a linha de tempo com meus alunos de 2° ano e também constuia minha linha de tempo. Para mim, esta tarefa é bastante agradável, pois é uma oportunidade de rever fatos e situações ocorridos e de como e de que maneira esses fatos ou situações marcaram a minha trajetória de vida.
Com os alunos também não foi diferente, pois coletaram dados e fatos e fotos juntos aos familiares para construirem e reconstruirem sua trajetória de vida num espaço e num tempo determinado.ESPAÇO/TEMPO, noções fundamentais para os Estudos Sociais.
ESTUDOS SOCIAIS têm como principal objetivo permitir à criança compreender o que é vida em sociedade, ou seja, a ação dos grupos sociais no espaço e no tempo.
Operar com as relações espaciais para a criança significa localizar-se, orientar-se e expressar-se graficamente.A construção da noção de espaço pela criança requer uma longa preparação. Realiza-se por meio da liberação progressiva e gradual do egocentrismo e, portanto está intimamente relacionado com etapas e períodos que devem ser respeitados e perecebidos pelo professor.
Uma das noções fundamentais do ESPAÇO é a noçao de direita e esquerda que compreende três fases:
1ª fase: a criança considera a direita e a esquerda apenas do seu ponto de vista.(5 aos 8 anos).
2ª fase: a criança localiza objetos à sua direita, ou à direita de outra pessoa.
3ª fase: percebe que os objetos estão à direita e à esquerda uns dos outros, ao mesmo tempo que estão posicionados em relação as pessoas.Nesta fase já está bastante liberta do seu egocentrismo.
Se a criança passa por essas três fases ela vai entender perfeitamente as noções dos pontos cardeais: Norte, sul, leste, oeste. As direções cardeais deverão ser aplicadas em várias situações concretas em trajetos, em representações gráficas, nas plantas e nos mapas.
As noções de tempo e espaço são construídas lenta e gradualmente, partindo sempre do concreto, da manipulação de objetos e do uso do próprio corpo até chegar a operacionalidade de conceitos.
Nada disso, eu sabia até agora, aprendi lendo o livro Estudos Sociais - Teoria e Prática de Aracy do Rego Antunes, Heloisa Fesch Menandro, Tomoko Iyda Paganelli.
Como o título do próprio livro sugere, agora qua já sei um pouco da teoria preciso passar a prática.
A primeiro atividade prática já realizei com meus alunos que foi a Linha doTempo, mencionada no início.
Com essa atividade, mais as várias sugest~]oes de atividades contidas no livro, percebi que meus alunos apresentam muita dificuldade nos meses do ano( normal nesta idade), mas o professor pode dar uma "ajudinha" e uma das atividades sugeridas no livro é construir uma linha com os meses do ano relacionadas com alguma gravura que lembre este mês, por exemplo: Janeiro - uma gravura de crianças na praia e asim por diante.
Esta é a primeira idéia e que inclusive já tenho material para colocá-la em prática imediatamente. Com certeza muitas outras irão surgir e que oportunizarão a mim, juntamente com meus alunos a construção de novos conhecimentos.

Nenhum comentário: