domingo, 18 de maio de 2008

Luzes e sombras


Esta semana realizei com meus alunos a atividade de Ciências.Foi bastante trabalhosa, pois tive que confeccionar as figuras geométicas. A atividade propriamente dita consistia em confeccionar retângulos, quadrados e círculos de 5cm e 10 cm e a luz do sol ou com o auxílio de lanternas se atividade fosse realizada n laqnterna, projetar as sombras dessas figuras sobre um lençol branco ou sobre uma cartolina.
Foi uma atividade lúdica muito boa, interessante e agradável,pois as crianças sairam para o pátio e inclusive, havia uma colega de 2ª série que está com estagiária e ficou sabendo do trabalho que estávamos realizando e participou junto conosco, até ela estava entusiasmada, mas me sugeriu que eu deixasse para elaborar coletivamente o conceito de sombra somente no outro dia, pois já estava quase no horário da saída e as cianças estavm muito dispersas e talvez não fosse possível atinir o objetivo.
Porém eu estava bastante entusiasmada e também ansiosa para ver o que iria acontecer, por isso, assim que cheguei na sala de aula, sugeri as crianças que deveríamos criar a partir daquela atividade um conceito de sombra.
Fiquei pasma, mavilhada com o que saiu. Não interferi e também não acrescentei nenhuma palavra. Este é o conceito de sombra emitido por meus alunos de 2º ano de 9 anos, são crianças entre 6 e 7 anos.

"SOMBRA É UMA COISA QUE VEM DO SOL E TEM UMA CARACTERÍSTICA RARA. ELA FORMA DESENHOS MUITO BONITOS PARA NÓS.
É ESPETACULAR PORQUE FEZ O QUE A GENTE NÃO IMAGINAVA. O SOL REFLETIU NAS FIGURAS QUE COLOCAMOS E FORMOU AS SOMBRAS".
Fiquei impressionada com o vocabulário e também com o conceito a que chegaram.
Conclusão: Muitas vezes subestimamos nossos alunos, pois se oferecemos condições eles são capazes de nos surpreender.
Foi uma experiência bastante produtiva para mim e meus alunos e que sóveio acrescentar a minha prática pedagógica.

Nenhum comentário: