domingo, 11 de maio de 2008

Interação trabalho e aprendizagem mediada por computador

Esta semana passei envolvida com o novo trabalho de TIC'S que consiste na elaboração de um texto de escrita colaborativa que vai ser gerenciada através do ETC.
Meu grupo é formado pela Mara,Marília, Neila e Silvana.
Hoje, após várias tentativas e alguns telefonemas para a colega Mara consegui ter acesso ao ETC e lá colocar minhas primeiras e tímidas colaborações, espero que no decorrer da semana, com a participação de todas as colegas, aconteça a interação do grupo e o trabalho se torne interessante como imagino que deva ser. A mim, me fascina essa riqueza de conhecimentos e trocas que se construimos na interatividade uns com os outros. Espero que no decorrer da semana o trabalho decole e que possamos usufruir das riquezas que nos oferece a aprendizagem colaborativa, onde cada membro do grupo é responsável pela sua aprendizagem e dos outros membros do grupo.
Na atividade sobre escrita colaborativa sou responsável não só pelas minhas construções, mas de mais quatro colegas que comigo irão compartilhar esse momento, daí a necessidade da elaboração deste texto, que abordará conceitos que facilitarão a interação e permitirão que atinjamos os objetivos a que nos propomos.significações, a fim de permitir o embasamento necessário para a elaboraçãode um trabalho sobre a Aprendizagem Colaborativa.

CSCL /CSCW/ GROUPE
Interação / Interatividade
Escrita Coletiva: Construindo estratégias de trabalho
Escrita Coletiva: Relacionando conceitos
Cibercultura e Ciberespaço
Construção de um projeto sobre escrita coletiva
Construção de aulas utilizando o Blog.
A Aprendizagem Colaborativa Assistida por Computador – CSCL - Computer Supported Colaborative Learning é uma estratégia educativa em que dois ou mais sujeitos constroem o seu conhecimento através da discussão, da reflexão e tomada de decisões e onde os recursos informáticos atuam como mediadores do processo de ensino-aprendizagem.
CSCW – Computer Suported Collaborative é um sistema de redes de computadores que suporta grupos de trabalho com tarefas comuns, fornecendo uma interface que possibilita a realização de trabalho em conjunto.
Existem diferenças entre CSCW e CSCL a saber:
CSCW
1) Tende a focalizar sua atenção nas técnicas de comunicação.
2) É utilizado no domínio empresarial.
3) Tem com finalidade facilitar a comunicação e a produtividade do grupo.
CSCL
1)Tende a concentrar a sua atenção no que está a ser comunicado.
2) É explorado em ambientes educativos
3)Sustenta a aprendizagem em grupos.

Acredita-se que em ambos os sistemas computacionais podem suportar e facilitar as dinâmicas de grupo, principalmente quando seus usuários se encontram em locais diferentes. Porém não foram concebidos para substituir totalmente comunicação presencial.
Foram criados para serem utilizados por vários alunos trabalhando numa mesma estação de trabalho, ou através de computadores ligados em rede. Estes sistemas suportam transferência de idéias e informações, documentos e emissão de respostas na resolução de problemas.
Abrange não só as técnicas de Groupware (agrupar pessoas), mas também seus aspectos sociais, psicológicos e organizacionais e de aprendizagem. Seu principal objetivo é a APRENDIZAGEM e, especificamente a APRENDIZAGEM COLABORATIVA.
A aprendizagem colaborativa é um conjunto de métodos e técnicas de aprendizagem para utilização em grupos estruturados, assim como de estratégias de desenvolvimento de competências mistas , isto é, aprendizagem e desenvolvimento pessoal e social, onde cada membro do grupo é responsável pela sua aprendizagem e dos demais componentes do grupo.
A aprendizagem colaborativa destaca a participação a e a interação dos alunos e dos professores. O conhecimento é uma construção social e, por isso, o processo educativo é favorecido pela participação social que propicia a interação, a colaboração, a avaliação e o crescimento do grupo.
A aprendizagem tradicional e a aprendizagem colaborativa têm características distintas:

APRENDIZAGEM TRADICIONAL
Sala de aula
Professor é a autoridade
Aluno é uma garrafa cheia
Reativa, passiva
Ênfase no produto
Aprendizagem em solidão
Memorização

APRENDIZAGEM COLABORATIVA

Ambiente de aprendizagem
Professor é orientador
Centrada no aluno
Aluno “uma lâmpada a iluminar”
Proativa, investigativa
Ênfase no processo
Aprendizagem em grupo
Transformação

ELEMENTOS BÁICOS NA APRENDIZAGEM COLOBARATIVA

Interdependência do Grupo:

Os alunos, como um grupo, têm um objetivo a prosseguir e devem trabalhar eficazmente em conjunto para alcançá-lo.
1)Os alunos são responsáveis pela sua própria aprendizagem.
2)Por facilitar a aprendizagem de todos os membros do grupo.
3)Facilitar a aprendizagem de outros grupos. Todos os alunos interagem e
contribuem para o êxito da atividade.

Interação:
Um dos objetivos da aprendizagem colaborativa é o de melhorar a competência dos alunos para trabalhar em equipe.
Cada membro do grupo deve assumir a sua tarefa e disponibilizar de tempo e espaço para partilhar com o grupo e, por sua vez, receber as suas contribuições.
A vivência do grupo deve permitir o desenvolvimento de competências pessoais e o desenvolvimento e competência do grupo como participação, coordenação, acompanhamento e avaliação. Deve haver uma tomada de consciência de que todos podem por em comum as suas perspectivas, competências e de base de conhecimento.
As atividades devem conter tarefas complexas e com necessidade de pensamento divergente e criativo, de modo que exijam colaboração em vez de competência.

Avaliação:
Periodicamente deve ser feita uma avaliação da funcionalidade do grupo a fim de se conhecer o seu processo de desenvolvimento. Os métodos para a avaliação independente são baseados em jogos de perguntas, exercícios, observações da interação do grupo e hetereoavaliação.
A aprendizagem colaborativa apresenta vantagens no grupo e na vida pessoal:
Na dinâmica do grupo possibilita alcançar objetivos qualitativamente mais ricos em conteúdo, na medida em que reúne propostas e soluções de vários alunos do grupo.
Incentiva os alunos a aprender entre eles, a valorizar os conhecimentos dos outros e a tirar partido das experiências de aprendizagem de cada um.
Permite uma maior aproximação entre os alunos e uma maior troca de idéias no meio dos grupos e a socialização da aprendizagem.

Nível Pessoal:

Aumenta as competências sociais de interação e comunicação efetivas.
Incentiva o desenvolvimento do pensamento crítico e abertura mental.
Permite conhecer diferentes temas e adquirir novas informações.
Reforça a idéia de que cada aluno é um professor; a aprendizagem surge do diálogo entre professores e alunos.
Diminui o sentimento de isolamento e de temor à crítica.
Aumenta a segurança em si mesmo, a auto-estima e a integração no grupo
Fortalece o sentimento de solidariedade e respeito mútuo, baseado nos resultados do trabalho em grupo.

Nenhum comentário: