quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Entrevista com deficiente visual


Esta semana trabalhei no projeto de Tecnologia e Educação e Tecnologia e as Novas Mídias na Vida Adulta. Realizei uma entrevista com uma deficiente visual, que apesar de constar no wiki, gostaria de deixar registada nesse espaço:

ENTREVISTA REALIZADA COM UMA DEFICIENTE VISUAL:

Entrevistadora: Neuza

Observação: Esta Entrevista, sua finalidade (atividade Acadêmica), assim como registros escritos e visuais foram concedidos pela entrevistada em 22/10/2008, em seu apartamento.

Entrevistada: Bernadete (seu nome será omitido.

Deficiência: Visual.

Idade: 52 anos.

Condições:
Mora sozinha e é totalmente independente, apesar da deficiência. É bastante alegre e extrovertida e logo se prontificou a falar sobre o assunto. Além do mais, ficou feliz ao dar a entrevista, após conversar comigo, na padaria, sobre o assunto, outro dia, quando nos encontramos e a convidei para essa entevista.
Também para mim, foram momentos agradáveis e uma oportunidade de conhecê-la melhor.

Relato:
Fiz uma única pergunta:"O que o computador representa em sua vida"?

Resposta:
Bernardete foi logo me explicando que usava o teclado, dispensando o mouse e usa o software de voz "virtual vision" e o programa de voz Scype( brasileiro) que lhe comunica todos os procedimentos solicitados.
Através do programa Scype com voz para conversação, comunica-se com pessoas do mundo inteiro. Pude vivenciar isso na prática enquanto estava lá, falamos com uma de suas amigas deficiente visual.
Bernardete possui um acervo de 1.293 livros, sendo que já leu um total de 1.121, desses, 35 estão danificados. Entre eles, encontram-se livros de poesia, contos, receitas (49); livros espíritas (19). Todos baixados da Internet.

Ainda faz parte do seu acervo, sentenças exdrúxulas, 594 piadas e muitas, muitas músicas dos mais diversos gêneros. Também possui alguns jogos como dominó, paciência, forca, etc...Porém não gosta muito de jogar, prefer ler e ouvir música.
Também recebe a revista Veja, edição semanal em Mp3, cujo nome e assinante aparece em Braille.

Comentou que o técnico que conserta, faz a manutenção do computador, trocando peças e instalando programas e lhe dá aula de computação é um deficiente visual que antes da deficiência trabalhava na área.

Para finalizar, declarou que o computador é um meio eficiente e barato de economizar com conta telefônica, de se comunicar com o mundo sem ter que sair do conforto do seu lar. Também lhe permite conversar com pessoas de todo o Brasil e até de outros países. significa, portanto, informação, cultura e lazer.

Em suas próprias palavras "eu fico desesperada quando ele estraga, pois tem uma voz grossa e sonora, digo que é o "meu amante". Ele me conecta com o mundo inteiro é "a menina dos meus olhos".

Nenhum comentário: