domingo, 5 de abril de 2009

Ação


Também durante esta semana realizei a atividade da Interdisciplina de Psicologia II como o próprio nome já está sugerindo, consistia em planejar uma atividade de acordo com a séria com a qual trabalhamos, escolhendo um determinado conteúdo que gostaríamos de desenvolver com eles sob o enfoque da Epistemologia do conhecimentode Piaget que acredita que a aprendizagem acontece na interação do sujeito sobre o objeto que sujeito e objeto transformam-se por força da própria interação. O sujeito assimila os objetos, isto é, age sobre eles transformando-os em função dos esquemas que dispõe. Assimilar implica, pois, em transformação do sujeito, impondo-lhe modificações para as quais nem sempre dispõe.
Torna-se necessário, portanto, construir instrumentos ( estruturas ou esquemas) através da modificação dos instrumentos já existentes ou por construção de novos. Torna-se necessário que o sujeito transforme a si mesmo, provocando que as novas assimilações sejam diferentes e melhores que as anteriores e ampliem as possibilidades do nível anterior precedente e determinem o âmbito das ações do nível seguinte.
O aluno constrói o conhecimento como conteúdo e também como condição básica para a assimilação de novos saberes.
Agindo dessa forma, o professor tornará possível e viável o processo de aprendizagem e a apropriação e a (re)criação do conhecimento para cada um se torne sujeito de sua própria história e não meros reprodutores de modelos já existentes.

Sempre que acontece a postagem de uma atividade, fico aguardando seu retorno, sobretudo, para saber se estou no caminho certo. Caso contrário corro logo a fazer as modificações necessárias, visando sempre a construção e enriquecimento de minha prática pedagógica, pois segundo o professor Fernando Becker, mesmo que inconsciente muitos de nós priorisamos em nossa prática uma epistemologia empirista, esquecendo-nos de que o conhecimento se constrói - construtivismo - na interação professor-aluno e vice versa e também na interação e nas trocas entre os pares.

Um comentário:

Geny disse...

Minha querida aluna Neuza Terezinha Rocha, o seu portfólio conte registros interessantes do Eixo 6, percebe-se um verdadeiro raio “X” dos seus estudos acadêmicos de presente semestre. No mês de março constam 7 postagens com registros pertinentes ao Seminário Integrador VI considerando proveitoso, oportunizando um olhar critico nas construções realizadas. Assim não perdendo a oportunidade de fazer registros das demais Interdisciplinas.
Desejamos sucesso empreendedor na vida pessoal e profissional.
Obrigado por suas postagens.
Um grande abraço,
Geny Schwartz da Silva
Tutora Seminário Integrador VI
PEAD/FACED/UFRGS