domingo, 1 de novembro de 2009
Planejamento
Este planejamento foi solicitado pela Interdisciplina de Linguagem e Planejamento e sempre costumo textar sua viabilidade junto a turma. Por ser um tema que partiu do interessse das crianças tem rendido muitas leituras, produções e pesquisas. (Minha máquina estragou e não pude fazer o registro das fotos. É uma pena!)
PEAD/ UFRGS – INTERDISCIPLINA LINGUAGEM E EDUCAÇÃO – 2009/02
ALUNA: NEUZA TEREZINHA DA ROCHA
POLO: GRAVATAÍ
PROFESSORA RESPONSÁVEL: THAISE SILVA
TURMA: 2º ano de Ensino Fundamental
TEMÁTICA: O CIRCO
JUSTIFICATIVA
Os alunos estão eufóricos com a presença do circo na comunidade. A professora percebe, então, a oportunidade para abordar o assunto de forma a ampliar os conhecimentos dos mesmos, sobre a arte circense, uma das mais antigas que está se atualizando por meio da incorporação de novas linguagens, atraindo cada vez mais pessoas e, principalmente o público infantil.
A temática é de interesse dos alunos e permite também a abordagem de conteúdos de forma criativa e prazerosa.
ROTEIRO DE ATIVIDADE
1. LEITURA
1.1 – OBJETIVO
Oportunizar situações e momentos diferenciados através dos quais os alunos exercitem a leitura, a imaginação e a expressão oral.
1.2 – ORGANIZAÇÃO DA TURMA
Neste primeiro momento os alunos estarão sentados em circulo, no chão.
1. 3 – ORGANIZAÇÃO DO MATERIAL
Livros e textos sobre o Circo estarão à disposição dos alunos sobre a mesa da professora.
1.4– DESENVOLVIMENTO
Inicialmente a professora solicita que os alunos juntamente com ela sentem-se no chão e inicia a leitura do conto: “O Nariz do Palhaço” extraído do livro “Bagunça Feita” de Edson Gabriel Garcia.
Em seguida, propõe um entendimento da história e dos acontecimentos e a ordem em que os mesmos acontecem, identificando como a história começa; quando aparece o problema e seu desfecho.
O texto contém uma ilustração atraente e a professora chamará a atenção dos alunos para os personagens que aparecem que poderão ser facilmente identificados através da ilustração de suas roupas e as atividades que exercem.
A professora deverá conversar também sobre o circo, questionando: - Quem gosta de circo? Quem já foi ao circo? O que mais gostou? O que fazem os artistas?
- Esses personagens são vistos só no circo? Ou também em outros lugares?
Após, os alunos serão instigados a procurar no material disponível sobre a mesa o que mais lhe agradar para proceder à leitura individual. Nesse momento haverá rodízio de textos e ou histórias entre os alunos.
2.PRODUÇÃO TEXTUAL
2.1- OBJETIVO
Produzir um texto através da apropriação das idéias da história contada pela professora e também das leituras e vivências de cada um.
2. 2 – ORGANIZAÇÃO DA TURMA
Alunos sentados em grupos de 4.
2. 3 – ORGANIZAÇÃO DO MATERIAL
Será utilizado o material individual e do cotidiano do aluno, ou seja, lápis, borracha e folha pautada distribuída pela professora.
2. 4 - DESENVOLVIMENTO
Cada grupo construirá seu texto e fará a leitura e correção do mesmo junto à professora com o auxílio do dicionário, dos textos e livros disponíveis. 3 . 1 - JOGO
3. 1- OBJETIVO
Desenvolver a atenção, o espírito de cooperação e de competição necessários para o envolvimento do grupo na busca da solução adequada.
3.2 - ORGANIZAÇÃO DA TURMA
Alunos sentados em grupo.
3 . 3 – ORGANIZAÇÃO DO MATERIAL
Folha mimeografada, lápis e borracha.
3.4 – DESENVOVIMENTO
A professora solicitará que cada grupo liste um maior número de personagens do circo num tempo determinado. Vence o grupo que obtiver o maior número de personagens.
4. – SISTEMATIZAÇÃO
4.1 – OBJETIVO
Desenvolver a criatividade e a capacidade inventiva na busca da melhor caracterização, descrição e interpretação do personagem.
4.2 – ORGANIZAÇÃO DA TURMA
Alunos ainda continuarão sentados em grupo. Terminada a tarefa, cada grupo, por sua vez procederá, sua apresentação, neste momento se deslocando até a frente, onde inclusive, poderão utilizar um palco construído anteriormente.
4. 3 – ORGANIZAÇÃO DO MATERIAL
Folhas de ofício, cartolina, lápis de cor e material de sucata que já dispõe na sala de aula e que são de uso coletivo
4.4 – DESENVOLVIMENTO
Cada grupo deverá escolher uma das personagens listadas desenhá-la, identificá-la, caracterizá-la e apresentá-la aos demais grupos.( A professora terá o cuidado para que não ocorra a duplicidade de personagens).
Finalizada as apresentações, as produções, juntamente com os textos construídos serão colocadas no mural da sala de aula.
Este Planejamento sofrerá alterações para a postagem final que deverá se construída após as leituras solicitadas pela interdisciplina.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário