domingo, 29 de novembro de 2009

Retorno a a tividade de Planaejamento


No dia 1° de novembro fiz duas postgens: Tema Geradores e Planejamento.

A atividade de Tema Geradores, juntamente com os comntários da tutora Patrícia me inspirou e me auxiliou na construção da primeira questão do Workshop.

A de Planejamento precisou ser alterada em função dos comentários da profi Thaise Silva, pois não havia entendido o significado da SISTEMATIZAÇÃO e por isso estou retornando a postagem com as atualidades. Assim que obtiver os comentários finais, retornarei com os mesmos.PEAD/ UFRGS – INTERDISCIPLINA LINGUAGEM E EDUCAÇÃO – 2009/02
ALUNA: NEUZA TEREZINHA DA ROCHA
POLO: GRAVATAÍ
PROFESSORA RESPONSÁVEL: THAISE SILVA

TURMA: 2º ano de Ensino Fundamental
TEMÁTICA: O CIRCO

JUSTIFICATIVA

Os alunos estão eufóricos com a presença do circo na comunidade. A professora percebe, então, a oportunidade para abordar o assunto de forma a ampliar os conhecimentos dos mesmos, sobre a arte circense, uma das mais antigas que está se atualizando por meio da incorporação de novas linguagens, atraindo cada vez mais pessoas e, principalmente o público infantil.
A temática é de interesse dos alunos e permite também a abordagem de conteúdos de forma criativa e prazerosa.

ROTEIRO DE ATIVIDADE
1. LEITURA
1.1 – OBJETIVO
Oportunizar situações e momentos diferenciados através dos quais os alunos exercitem a leitura, a imaginação e a expressão oral.
1. 2 – ORGANIZAÇÃO DA TURMA
Alunos estarão sentados em círculo, no chão.
1. 3 – ORGANIZAÇÃO DO MATERIAL
Livros e textos sobre o Circo estarão à disposição dos alunos sobre a mesa da professora.
1. 4– DESENVOLVIMENTO
Inicialmente a professora solicita que os alunos juntamente com ela sentem-se no chão e inicia a leitura do conto: “O Nariz do Palhaço” extraído do livro “Bagunça Feita” de Edson Gabriel Garcia.
Em seguida, propõe um entendimento da história e dos acontecimentos e a ordem em que os mesmos acontecem, identificando como a história começa; quando aparece o problema e seu desfecho.
O texto contém uma ilustração atraente e a professora chamará a atenção dos alunos para os personagens que aparecem que poderão ser facilmente identificados através da ilustração de suas roupas e as atividades que exercem.
A professora deverá conversar também sobre o circo, questionando: - Quem gosta de circo? Quem já foi ao circo? O que mais gostou? O que fazem os artistas?
- Esses personagens são vistos apenas no circo? Ou também em outros lugares?
Após, os alunos serão instigados a procurar no material disponível sobre a mesa o que mais lhe agradar para proceder à leitura individual. Nesse momento haverá rodízio de textos e ou histórias entre os alunos.
2. - PRODUÇÃO TEXTUAL
2. 1- OBJETIVO
Produzir um texto através da apropriação das idéias da história contada pela professora e também das leituras e vivências de cada um.
2. 2 – ORGANIZAÇÃO DA TURMA
Alunos sentados em grupos de 4, conforme combinações estabelecidas enquanto ainda estavam na formação original.
2. 3 – ORGANIZAÇÃO DO MATERIAL
Será utilizado o material individual e do cotidiano do aluno, ou seja, lápis, borracha e folha pautada distribuída pela professora.
2. 4 - DESENVOLVIMENTO
Cada grupo construirá seu texto e fará a leitura e correção do mesmo junto à professora com o auxílio do dicionário, dos textos e livros disponíveis.
Durante a correção será dada ênfase a escrita dos nomes próprios com intuito de prepará-los para atividade de sistematização.
3 - JOGO – Adaptação jogo de Stop.
3. 1- OBJETIVO
Desenvolver a atenção, a destreza, o respeito e o espírito de cooperação no intuito de realizar a tarefa de forma correta, num esforço coletivo.
3. 2 - ORGANIZAÇÃO DA TURMA
Alunos sentados em grupo conforme formação anterior.
3. 3 – ORGANIZAÇÃO DO MATERIAL
Folha mimeografada distribuída pela professora, lápis e borracha.
3. 4 – DESENVOVIMENTO
A professora solicitará que cada grupo liste um maior número de personagens do circo num tempo determinado. Vence o grupo que obtiver o maior número de personagens.
4. – SISTEMATIZAÇÃO – nome próprio.
4.1 – OBJETIVO
Escrever corretamente nomes próprios, utilizando o emprego da letra maiúscula.
4. 2 – ORGANIZAÇÃO DA TURMA
Alunos ainda continuarão sentados em grupo, após o término do jogo e passarão a realizar a próxima atividade
4. 3 – ORGANIZAÇÃO DO MATERIAL
Quadro negro, giz, folhas de ofício, cartolina, lápis de cor e material de sucata solicitado anteriormente pela professora.
4. 4 – DESENVOLVIMENTO
A professora dará início à tarefa traçando uma linha divisória no quadro e solicitando que alternadamente alunos de cada grupo listem os personagens surgidos durante o jogo. (A correção de eventuais erros será feita coletivamente). Em seguida, a professora passará a escrever na outra metade do quadro nomes próprios que serão atribuídos aos personagens pelos alunos. Deverão comparar as duas listas de modo a observar que na lista com os nomes dos personagens as palavras começam com letra maiúscula e, na outra com letra minúscula.
Por último, cada grupo deverá retornar ao texto inicial identificar os personagens com seus devidos nomes ou atribuir-lhes nomes próprios caso ainda não tenham, caracterizá-los e apresentá-los aos demais colegas.

O NARIZ DO PALHAÇO – texto que foi lido pela professora
Certa vez, instalado numa cidade grande, o circo Bagunça Feita dava mais um espetáculo.
_ Mocotó, é a sua vez de entrar no picadeiro! A criançada está esperando você!
Era a voz do Lambari chamando o palhaço para fazer estripulias de sempre.
Mocotó suspirou fundo, escovou as pontas dos sapatos de bico fino, ajeitou o elástico da cintura e respondeu:
_Já estou indo... j á estou indo...
Mocotó deu dois passos, mas parou.
_Ué, onde está meu nariz de bola vermelha?
Sem saber onde estava seu nariz de bola vermelha, Mocotó voltou ao camarim reclamando:
_Palhaço sem nariz de palhaço não é palhaço! Que é que eu faço sem nariz de palhaço?
Como não tinha ninguém no camarim, o palhaço pôs-se a procurar seu nariz.
Meteu a mão dentro do baú do mágico Zé Gogó e puxou três dúzias de coelhos, sete lenços coloridos, oito guarda-chuvas, quatro pombos, quinze dúzias de flores, três pares de meia, duas cuecas e...nenhum nariz de bola vermelha de palhaço.
Procura que procura e nada de achar.
Ele deu uma olhada geral no camarim: roupas penduradas, perucas, bolas, armação de ferro, palmatória, cadeiras, espelho, tudo, menos seu nariz de bola vermelha.
_Só falta olhar na caixinha do Domador de Pulgas... mas não sei se devo mexer com as pulgas...esses bichos...
De novo o grito do dono do circo:
_Ei, Mocotó, o pessoal não agüenta mais esperar!
Mocotó nem respondeu. Apavorado, quase chorando, aproximou-se da caixa de pulgas e espiou pelo buraquinho. As pulgas, danadas, brincalhonas, foram logo fazendo gozação com o palhaço:
_Palhaço boboca nariz de pipoca!
_Palhaço boboca, nariz de pipoca!
Mocotó até gostou da brincadeira e pensou: “Se elas disseram que eu tnho nariz de pipoca é porque eu tenho, ora bolas!”
Ele deu meia volta no corpo e foi em direção ao espelho do camarim.
Surpresa!
_E não é que o meu nariz de bola vermelha está em cima do meu nariz de verdade?
Satisfeito, Mocotó não esperou o dono do circo, chamá-lo outra vez. Botou um grande sorriso preto e branco embaixo do nariz de bola vermelha e entrou no picadeiro, gritando:
_Hoje tem espetáculo?
E a platéia alegre respondeu em coro:
_Tem, sim senhor!
Edson Gabriel Garcia
Circo Bagunça Feita.
São Paulo: Moderna, 1986.
Esta aula gerou o Projeto de Aprendizagem. http://circodasaprendencias.pbworks.com

3 comentários:

Patrícia_Tutora PEAD disse...

Ótimo Neuza! Que bom que consegui te ajudar e incentivar no desenvolvimento desta atividade. Esses retornos são muito importantes! Abraços querida

Neuza Terezinha da Rocha disse...

Oi Tutora patícia!

Em função de nossos diálogos e trocas também me ajudaram e incentivaram na construção da Síntese de portfólio. Mais tarde passo por aqui para postá-la, pois preciso resolver uns probleminhas de ordem pessoal enquanto tenho um tempinho.

Obrigada! Abraços!

Patrícia_Tutora PEAD disse...

Claro que sim querida! Fico aguardando... Abraços