domingo, 27 de junho de 2010

Refletindo sobre os "finalmentes"!


O estágio terminou, mas as atividades do PEAD ainda continuam e eu passei o final de semana às voltas com a construção do Workshop.Sou assim, gosto de escrever devagar, pensando, refletindo, tentando fazer o melhor possível, mesmo sendo a primeira versão.
O texto está pronto, mas ainda preciso revisar a bibliografia, ou melhor, a maneira correta de fazê-la, pois ainda tenho dúvidas a respeito. Essa foi uma das questões que me foram cobradas pelo professor Eliseo durante o estágio e que ainda não estão bem resolvidas, mas que ainda há tempo para tal.
Também o prof Eliseo surpreendeu-se quando em uma das minhas reflexões comentei que tinha muita dificuldade em fazer um planejamento semanal. Ele espantou-se com tal afirmação e disse que gostaria de saber como planejava antes minhas atividades.
Sempre tive, digamos assim, um caderno onde rabiscava alguns objetivos e atividades soltas que não estavam atreladas a uma temática específica e inter-relacionadas. As ações planejadas e com intencionalidade facilitam a atuação do professor; antes percebia o planejamento como fator limitador de ações, agora o percebo como um facilitador de ação/reflexão no processo de ensino/aprendizagem.

O ato de planejar é sempre processo de reflexão, de tomada de decisão sobre a ação; processo de previsão de necessidades e racionalização de emprego de meios (materiais) e recursos (humanos) disponíveis, visando à concretização de objetivos, em prazos determinados e etapas definidas, a partir dos resultados das avaliações (PADILHA, 2001, p.30).

2 comentários:

Patrícia_Tutora PEAD disse...

Olá querida,

Parabéns pelo excelente semestre no Seminário Integrador.
Esta foi a última semana de postagens "obrigatórias" para quem está em dia!

Boas Férias!

Neuza Terezinha da Rocha disse...

Oi tutorq Patrícia,

São exatamente,23;52. já estava deitada quando lemrei que ainda precisa fazer uma postagem.

Fiquei feliz em saber que posso voltar para a cama e dormir tranquila.
Tranquila, modo de dizer, pois estou bem atrasada com o relatório de estágio, mas agora preciso realmnente dormir; estou com muito sono.

Foi bom estar com você durante o semestre e poder confiar minhas angústias e também comppartilhar minhas aprendizagens.

Boas férias. Bjs.