domingo, 6 de junho de 2010

Construindo a Novidade!


Conforme mencionado no planejamento, a aula do dia 02/06 foi alterada com a visita no Planetário onde as crianças assistiram a história do “Burrinho Biriba” que morava numa fazenda e foi abandonado pelas crianças na noite de Natal e então se encontra com uma estrela e começa sua ventura numa noite de céu estrelado...

Sair do espaço limitado da sala de aula, embarcar num ônibus e fazer um passeio pela cidade é uma experiência única e gratificante que envolve professora, alunos e pais e que concretiza uns dos objetivos previstos no planejamento da aula de segunda-feira em que um pai deveria vir falar sobre seu tempo de aluno na escola. Como não compareceu, o objetivo acabou se concretizando através da presença três mães que juntamente com a professora acompanharam os alunos durante a visita.

Alguns comentários e falas dos alunos durante o passeio merecem ser registradas, pois revelam suas aprendizagens concretizadas em momentos anteriores (quando da visita pelo bairro), bem como, as construídas durante a visita propriamente.
Quando estávamos parados numa sinaleira a aluna Amanda falou:
- “Isto é um cruzamento”. É mesmo respondeu o Juliano, as ruas formam uma cruz.
Quando estávamos retornando e o ônibus contornava o quarteirão da escola falavam:
- Estas são as ruas Upamaroti, esta é a Jataí e essa é a rua do colégio e logo o Thomas acrescentou é a Inhanduí!
Da visita propriamente dita, sugiram os comentários:
- “O sol também é uma estrela”. (ainda não haviam descoberto, espero que anotem isso em seus Pbworks, na aula de quarta-feira).
E o Juliano repetiu vários vezes durante o trajeto de volta:
- “A lua é um satélite da terra”.
- “A terra é um planeta, mas existe um planeta, com anel. Como é o nome e dele prof, perguntou o Alessandro?
A visita foi realizada com o intuito de que as crianças possam esclarecer dúvidas e certezas construídas em seus PBworks sobre as estrelas e também possibilitar com isso a construção de novos conhecimentos.

A teoria sociocultural de Vigostsky sobre a aprendizagem enfatiza que a inteligência humana provém da nossa sociedade ou cultura e que ocorre em primeiro lugar através da interação com o ambiente social. A criança desenvolve-se e aprende naturalmente, porém poderá desenvolver-se e aprender mais, se for auxiliado pelo professor e também em contato com um par mais capaz; que Vigotsky denomina de “zona de desenvolvimento Proximal”. A ZDP pode também incluir outros artefatos tais como programas de computador, livros e materiais de caráter científico.

Acredito, que essa visita tenha sido de cunho social e também de caráter científico, contemplando pois,assim, as idéias de Vigostsky e ao mesmo tempo contribuindo para o desenvolvimento cognitivo dos alunos e também da professora que na pedagogia de Projetos de Aprendizagem é tão aprendiz quanto os alunos.

BIBLIOGRAFIA


Aprendizagem Colaborativa Assistida por Computador disponível em:
http://www.uevora.pt/cscl/. Acesso em 04/06/ 2010.

Um comentário:

Patrícia_Tutora PEAD disse...

Neuza querida, excelente postagem.
É muito bom ver esses relatos de vocês, pois demonstram a grande realização na profissão!

Ser professor...
"é estar envolvido na docência em sua totalidade; sua prática é resultado do saber, do fazer e, principalmente do ser, significando compromissos consigo mesmo, com o aluno, com o conhecimento e com a sociedade e sua transformação". (Marlene Grillo, 2002)