
Por sugestão da professora de Artes Visuais fiz a releitura da obra "As Meninas" de Velazquez, com minha turma de 1ª série.
Procedimento:
Colei no fundo de uma caixa de sapato a gravura em preto e branco da obra "As Meninas". Na tampa da caixa abri três "janelas" para que as crianças obsevassem a gravura em diferentes perpectivas.
As crianças estavam sentadas em grupo de 4, a caixa foi passando e observada de dois em dois, em cada grupo, pois se tratando de alunos pequenos não tem muito paciência para esperar por sua vez.Enquanto esperavam que a caixa passasse por todos os grupos, conversavam sobre o que haviam visto, oque mais gostaram, o que mais lhes chamou atenção, etc.
Fiquei impressionada com suas falas:
- O que mais gostei foi do vestido da menina está até parecendo uma rainha, uma princesa.
- Outra menina parece estar voando.
- O cachorro deve ser manso, pois uma das meninas está com o pé sobre ele.
- O cachoro deve ser brabo porque tem olhos vermelhos e unhas compridas e afiadas.
- Tem dois artistas, um possui uma espada e o outro artista que está na porta olha para elas (meninas).
Em seguida, falei que também na minha escola, eu havia feito essa atividade e havia chegado a conclusões semelhantes.( Sempre falo que estou estudando e que todas as novidades que aprendo na minha Escola procuro passar para eles).
Depois, expliquei-lhes que se tratava de uma obra de um pntor espanhol denominado Velazquez e que a menina loira no centro, "a rainha ou princesa", era infanta Margarida, que havia um casal de anões, figuras comuns na época e que eram incumbidas de entretar a nobreza.
Ainda havia as damas de companhia e que o "artista" que olhava para as meninas era o camareiro e que o outro artista, era o próprio Velazquez.
Depois distribui uma folha de desenho para cada um e pedi que fizessem a releitura da obra. Queriam copiá-la, insisti que criassem sua própria obra com o material que possuiam.
Havia pedido anteriormente que trouxessem botões, miçangas, restos de linhas, lã, etc.Quem não havia trazido material de casa, sugeri, durante a ida ao lanche que recolhessem material no pátio.
O resultado foi maravilho comproduções dignas de uma galeria de artes.
Considerações:
Os alunos ainda se mostraram preocupados, acham que quando não escrevem não aprendem nada. Porém se mostram satisfeitos, envolvidos e felizes durante a realização da atividade e não se cansaam de usar expressões como:
- Profesora eu adorei a aula de ontem, estava ótima, quando vamos ter outra parecida?
No outro dia, quando entraram na sala, correram para o painel nos fundos para admirar suas produções e de seus colegas e tecerem comentários a respeito.
Percebo que há uma sociabilização, inclusão e também um aumento da auto-estima, pois todos trabalham, inclusive os alunos hiperativos que se sentem iguais, capazes e integrados ao grupo.
Também sai da sala de aula cansada, porém satisfeita, com a sensação de "dever cumprido" e um profundo desejo de que todas as minhas aulas ocoressem assim, daí a necessidade e a realização de um projeto abrangene e interdisciplinar de Artes Visuais na Escola.
Procedimento:
Colei no fundo de uma caixa de sapato a gravura em preto e branco da obra "As Meninas". Na tampa da caixa abri três "janelas" para que as crianças obsevassem a gravura em diferentes perpectivas.
As crianças estavam sentadas em grupo de 4, a caixa foi passando e observada de dois em dois, em cada grupo, pois se tratando de alunos pequenos não tem muito paciência para esperar por sua vez.Enquanto esperavam que a caixa passasse por todos os grupos, conversavam sobre o que haviam visto, oque mais gostaram, o que mais lhes chamou atenção, etc.
Fiquei impressionada com suas falas:
- O que mais gostei foi do vestido da menina está até parecendo uma rainha, uma princesa.
- Outra menina parece estar voando.
- O cachorro deve ser manso, pois uma das meninas está com o pé sobre ele.
- O cachoro deve ser brabo porque tem olhos vermelhos e unhas compridas e afiadas.
- Tem dois artistas, um possui uma espada e o outro artista que está na porta olha para elas (meninas).
Em seguida, falei que também na minha escola, eu havia feito essa atividade e havia chegado a conclusões semelhantes.( Sempre falo que estou estudando e que todas as novidades que aprendo na minha Escola procuro passar para eles).
Depois, expliquei-lhes que se tratava de uma obra de um pntor espanhol denominado Velazquez e que a menina loira no centro, "a rainha ou princesa", era infanta Margarida, que havia um casal de anões, figuras comuns na época e que eram incumbidas de entretar a nobreza.
Ainda havia as damas de companhia e que o "artista" que olhava para as meninas era o camareiro e que o outro artista, era o próprio Velazquez.
Depois distribui uma folha de desenho para cada um e pedi que fizessem a releitura da obra. Queriam copiá-la, insisti que criassem sua própria obra com o material que possuiam.
Havia pedido anteriormente que trouxessem botões, miçangas, restos de linhas, lã, etc.Quem não havia trazido material de casa, sugeri, durante a ida ao lanche que recolhessem material no pátio.
O resultado foi maravilho comproduções dignas de uma galeria de artes.
Considerações:
Os alunos ainda se mostraram preocupados, acham que quando não escrevem não aprendem nada. Porém se mostram satisfeitos, envolvidos e felizes durante a realização da atividade e não se cansaam de usar expressões como:
- Profesora eu adorei a aula de ontem, estava ótima, quando vamos ter outra parecida?
No outro dia, quando entraram na sala, correram para o painel nos fundos para admirar suas produções e de seus colegas e tecerem comentários a respeito.
Percebo que há uma sociabilização, inclusão e também um aumento da auto-estima, pois todos trabalham, inclusive os alunos hiperativos que se sentem iguais, capazes e integrados ao grupo.
Também sai da sala de aula cansada, porém satisfeita, com a sensação de "dever cumprido" e um profundo desejo de que todas as minhas aulas ocoressem assim, daí a necessidade e a realização de um projeto abrangene e interdisciplinar de Artes Visuais na Escola.
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