Quando o Brasil foi "descoberto" existiam aqui cerca de 5 milhões de índios e que atualmente esse número não passsa de 700.000, segundo dados do IBGE que são feitos através das relações identitárias.
Há um sentido pejorativo resultadodo processo histórico de disscriminação e preconceito sobre os povos nativos (índios). Par o branco o índio representa um ser sem civilização, sem cultura, incapaz, selvagem, preguiçoso, traiçoeiro. Para outros ainda, o índio é um ser romântico, protetor das florestas, simbolo da natureza, quase um seromo odas lendas e dos romances. Um seer aparte, Na verdade são seres apartes poque possuem uma cultua própria diferenciada e oragnizada política/econômica e social.
Em função desses estigmas e das perseguições sofridas pelos brancos os índios passaram a negar sua identidade, perceptível nos seus traços físicos, no seu modo de agir e ser.
Porém ultimamente tem se percebido um movimento contrário em que o índio passou a ser valorizado justamente por toda essa riqueza que representa essa diferença e o índio aos poucos tenta reassumir o orgulho de ser índio e protagonista de toda uma história de civilização. Aos poucos está havendo um retorno ao uso da língua, rituais e tradições estão sendo revalorizadas e praticadas entre eles.
Ainda no norte, principalmente no Amazonas por conta da distância que manteve com o branco ainda andam nús, pintam o corpo e moram em aldeias e ainda tem muito gente que acredita que esse é o verdadeiro, o autêntico índio. Porém num recente trabalho realizado com meus alunos sobre Mosaico Étncio-racial percebi que meus alunos já tem uma concepção diferente do índio.
Sabem que se vestem de maneira semelhante a nossa, moram em casas de madeira ou barracas e vendem artesanato no centro da cidade para sobreviverem.
Portanto, nós professores precisamos parar de subestimar nossos alunos e também parar de insistir em transmitir-lhes a idéia de que índio ainda mora em oca e usa tanga e cocar todo dia.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário