domingo, 7 de junho de 2009

Aula Presencial


Esta semana, na terça-feira, dia 02/06, tivemos novamente aula presencial de Psicologia II, juntamente com Seminario Integrador VI Trabalhamos conceitos Piagetianos integrados a Mapas Conceituais.

Dos Mapas Conceituais aprendi que:
  • não são esquemas, pois esquemas são alguns tópicos ou idéias que quero ressaltar; resumo.
  • não são auto-explicáveis necessitam ser explicados por quem os constroem para que o outro chegue a um perfeito entendimento.
  • que usam verbos ou locuções verbais para ligar e explicar os conceitos
  • que os conceitos ou idéias são ligadas ou indicadas através de flexas.
No que diz respeito aos estadios do desenvolvimento e aprendizagem de Piaget aprendi que:

  • que um estádio precede o outro de forma que é como se fossemuma espiral é difícil detectar onde termina um e onde começa o outro.
  • Uma vez que se chega a um patamar não se regride mais.
  • Que o estádio pré-operatório o sujeito ainda se utiliza de material concreto, é capaz de fazer seriação, conservação e reversibilidade que são condições imprescindíveis para que se chega ao estádio operatório concreto onde as abstrações se tornam possíveis e também se tornam cada vez mais complexas, num crescendo.
  • Que assimilação e acomodação produzem adaptação.
Enfim que muitos desses conceitos estão tão intimente ligados como se fossem uma espiral.

Nenhum comentário: