domingo, 21 de junho de 2009
Semana improdutiva
passei praticamente toda a semana tentando responder as perguntas sobre Adorno X Kant. Uma pergunta respondi facilmente, porém a primeira pergunta, levei a semana inteira tentando resolvê-la adquadamente e acho que não cheguei a reposta desejada. Li várias vezes o texto de Adorno: A educação após Auschwitz e acho que ainda não entendi bem. É o tipo de texto que exige um conhecimento sobre história, entender como ss coisas aconteceram, o clima social e político da época.
Porém uma coisa ficou bem presente a educação atual não é muito diferente daquela época, condenada por ele em que as crianças deveriam ir bem cedo para a a escola para que logo aprendessem a obedecer sem questionar. Esta é uma educação permeada pela dor. Ora, quem é duro consigo aprende também a ser duro com o outro. A Psicologia diz que o masoaquismo tende a se transformar em sadismo e isso gera um ciclo vicioso.
o que não é muito diferente do que acontece em nossas escolas, gerando a heteronomia, onde a criança obedece normalmente um adulto que muitas vezes não gosta, é unilateral e não gera a AUTONOMIa em que as realções são baseadas no respeito mútuo.
Fala ainda que o mal de Auschwitz não se repita é necessário que também os erros, os fatos sociais e políticos que geraram tal catástrofe não se repita. Portanto, só o homem pode educar outro homem; uma geração educa a outra para evitar que erros sejam repetidos.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Oi Neuza!Pelo visto, não foi uma semana improdutiva não! Foi importante para tuas aprendizagens, pois realizaste muitas reflexões não é mesmo! Bjs, Maura - tutora do SI
Postar um comentário