domingo, 22 de novembro de 2009

Conclusões do PA "Circodasaprendencias


Após o retono das respostas do questionário, resolvi construir com meus alunos um gráfico sobre alguns itens do questionário que foram selecionados por eles próprios. Decidiram-se pelas seguintes questões:



Do que você mais gostou no circo?



Havia animais no circo?



Quais?



A atividade iniciou com as crianças sentadas em "U" e com as questões selecionadas escritas em folha de ofício. Definimos também as cores que iriam representar cada item. Um saco contendo os legos passariam de mão em mão

de maneira que odos pudessem participar enquanto um aluno iria marcando os pontos e acompanhando no quadro.

Foi bastante demorado e tivemos que interromper a atividade, pois tínhamos aula de Educação Física. Mesmo assim

conseguimos terminá-la e por sugestão dos alunos identificamos cada item da questão com uma gravura colada num palito. Em seguida, combinamos que cada aluno representaria o gráfico conforme o seu entendimento.



Concluimos essa atividade e tentamos fazer um registro da mesma. Porém, não conseguimos devido ao adiantado da hora e porque também não surgia uma proposta adequada. Combinamos que no outro dia retornaríamos a atividade que começou meio devagar dando a impressão que não íamos muito longe.



CONCLUSÂO



Cada personagem do circo tinha um voto. O palhaço teve 8 votos. O Globo da Morte 6 votos, 3 para os animais e 2 para o trapezista.Vimos que o palhaço foi o vencedor e que havia muitos animais nos circo que foram, mas não era do que mais gostavam. Gostavam mais do palhaço que sempre foi a personagem de mais sucesso e que aparece sempre.

Através das leituras, pesquisas e conversas com nossos parentes descobrimos também que os animais moravam no circo em jaulas, gaiolas e não na floresta que é o seu "habitat" natural.



O mágico que esteve na escola também tinha animais em sua apresentações, mas ele nos ensinou que devemos cuidar muito bem deles e nos contou a história do seu cão que foi encontrado na lata de lixo e que ele cuidou, deu comida e ele melhorou e até hoje o acompanha.



Também vimos que alguns circos como o Cirque Du Soleil - Circo do Sol - não tem animais em suas apresentações. Nesse circo tem palhaço, trapezista, contorcionista, malabarista. tem muitas personagen, cores, luzes, danças e música. É um show. No ano passado esse circo esteve na inauguração do Barra Shopping.Soubemos que o ingresso é bastante caro. A tia da Paloma assistiu e vimos uma foto onde ela aparece sorridente assistindo ao espetáculo.



No circo de antes tinha até lutas de gladiadores e corridas de carros puxados por cavalos. Eram espetáculos bem violentos. Agora, nem se pensa mais nisso! As apresentações com animais estão sendo substituídas por novas atrações.



Para ter animais nos circos os donos precisam assinar papéis para ser totalmente legalizados o seu uso em sua apresentações. Eles se comprometem a cuidar dos animais dando comida e água e não maltratando-os, pois muitas vezes os animais são abandonados e morrem de fome e de sede.



Agora já temos circos mais modernos e os animais estão sendo soltos para ficar na selva e também nos zoológicos onde são bem cuidados e podem ser admirados e conhecidos por todos.

CONSIDERAÇÕES DA PROFI:

Considero essa uma primeira tentativa de colocar de registrar a tentativa de um Projeto de Aprendizagem construído juntamente com meus alunos. Certamente houve falhas. Mas, valeu sobretudo como iniciativa e vontade de inovar na construçõ de conhecimentos de forma interativa e colaborativa.



Foi válida, com ceteza! Principalmente porque meus alunos foram pesquisadores tenazes o que absorveu bastante tempo e que resultou até em algumas reclamações por parte dos pais porque seus filhos estavam fazendo poucos exercícios.



Me surpreendi com o vocabulário que usaram e na apropriação que fizeram da leitura e da escrita, ficando muitas vezes evidente nelas os jeitos e trejeitos da profi .Não sei até aonde ou o quanto isso é válido, mas eu me senti bastante orgulhosa com isso. Reflete uma construção e uma caminhada feito ao longo do ano e não somente nesse momento.

Gostaria de registrar também que o que era para ser um gráfico resultou eu diria num MAPA CONCEITUAL, pois depois dele e apartir dele os alunos foram construindo de maneira expontânea e natural um texto colaborativo que respondia algumas de suas dúvidas e certezas temporárias bem como a questão norteadora do PA.

Um comentário:

Patrícia_Tutora PEAD disse...

Neuza que maravilha! Certamente sua experiência foi muito válida... observe quantas construções, quantos questionamentos e quantos resultados contruiram juntos... Foi só uma tentativa?? Eu acredito que tenha sido só o início... Muito bom... Fiquei curiosa pensando no "gráfico" que virou mapa conceitual! heheh Abraços querida