domingo, 9 de maio de 2010

A temática , MÃE, rendeu muito!!!


Esta semana as atividades sobre o Dia das Mães foram intensas e envolveram os alunos emocionalmente e cognitivamente. Por exemplo, a atividade com receitas, apesar de morosa, rendeu aprendizagens significativas e foram essenciais para o desenvolvimento da leitura, vocabulário e da escrita de palavras e também proporcionou um envolvimento afetivo em torno da figura da mãe, pois procuravam recitas das quais suas mães mais gostavam e teciam comentários referentes as mesmas.
Sabe-se que o desenvolvimento de nossas funções intelectuais na perspectiva de Vygotsky é medida socialmente pelo processo de aquisição da linguagem escrita. Os signos lingüísticos que no decorrer de nossa vivência são internalizados geram mudanças no nosso modo de ser.
Entendo que somos movidos pela necessidade de expressar nosso pensamento, nossas idéias, de nos fazer ver e ouvir, enfim de nos comunicar. Por isso, minha preocupação em promover momentos distintos e variados para que os alunos tenham oportunidade de desenvolverem habilidades e competências na leitura e escrita.
Percebi também que as aulas no Laboratório de Informática, além de proporcionar momentos de pesquisa, promover a autonomia e a socialização das aprendizagens cumprem também à função social de contribuir no processo de alfabetização. Como bem expressou a aluna Maria Clara, num dos momentos de pesquisa na Internet: "eu e o Alessandro, a gente "gaguejemos, gaguejemos", mas lemos tudo”. (Não só leram, mas entenderam o que leram).

[...] A alfabetização, concebida como o conhecimento básico necssário a todos, num mundo em tranformação é um direito humano fundamental.
Em toda sociedade, a alfabetização é uma habilidade primordial em si mesma e um dos pilares para o desenvolvimento de outras habilidades. O desafio é oferecer-lhe esse direito... A alfabetização tem também o papel de promover a participação em atividades sociais, econômicas, culturais, além de ser um requisito básico para a educação continuada durante a vida.
(Declaração de Hamburgo, 1997).



BIBLIOGRAFIA

APRENDIZAGEM AMOROSA NA INTERFCE ESCOLA, PROJETOS DE APRENDIZAGEM E TECNOLOGIAS DIGITAIS, de Luciane M agalhães Corte Real, junto ao PRPGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO, PGIE/UFRGS.

V CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, REALIZADA NA ALEMANHA, DE 14 A 18 DE JULHO DE 1997.

Psicologia sócio-Interativa. Disponível:
http://www.pead.faced.ufrgs.br/sites/publico/eixo6/psicologia/sociointeracionismo.doc
Data de acesso: 08/05/2010.

2 comentários:

Patrícia_Tutora PEAD disse...

Olá Neuza!

A partir dessa semana, modificamos a legenda da planilha de acompanhamento para que vocês já fiquem cientes se devem ou não refazer a postagem, já que é necessário que façam reflexões a partir da prática trazendo argumentos ou linkando teoria com prática.

A legenda agora será RC (R= refazer e C= comentário do tutor) ou PC (P = postagem ok e C= comentário do tutor).

Aqui descreves uma situação em sala de aula e traz argumentos que embasam a aprendizagem. É exatamente este o propósito do portfólio e, portanto, não precisas refazer a postagem!

Abraõs

Neuza Terezinha da Rocha disse...

Oi tutora Patrícia,

é sempre bom sabermos que estamos no caminho certo. Espero que isso torne a acontecer novamente.

Abraços Neuza