domingo, 30 de maio de 2010

DIVULGANDO A NOVIDADE


Embora, na sexta-feira, não houvesse aula, apenas encontro com os pais para entrega das avaliações tracei dois objetivos:

- Divulgar as atividades com recursos básicos de computador e internet que vem sendo desenvolvidas com seus filhos durante o período de estágio e que deverão se estender durante o no letivo.

- Mostrar as múltiplas possibilidades de estudo, pesquisa, leitura, navegação e socialização de aprendizagens através do uso da tecnologia quando exploradas de maneira correta e adequada

Iniciei a conversa em sala de aula explicando que estava fazendo o estágio curricular para o Curso de Pedagogia, modalidade à distância e que uma das propostas seria desenvolver com os alunos um Projeto de Aprendizagem como também havia participado enquanto aluna do PEAD e os convidei a visitar a sala de Informática onde temos aula nas quartas e sextas feiras das 16 às 17 horas. Inicialmente, os poucos pais que estavam ali deram uma desculpa e foram embora, mas não esmoreci. À medida que iam chegando, explicava tudo novamente e alguns aceitaram o convite e, terminei a reunião no Laboratório de Informática, mostrando a todos os demais que chegavam o trabalho que está sendo desenvolvido.

Todos gostaram e aprovaram a idéia em virtude da oportunidade que seus filhos estão tendo em se familiarizar com a tecnologia, pois entendem sua importância agora e também para o futuro (inserção no mundo do trabalho). Demonstraram também entender o significado em virtude de fonte de pesquisa e de socialização do conhecimento e também como suporte no desenvolvimento do processo de letramento e alfabetização.

“Como outras criações artificiais e de fato mais do que qualquer outra, a escrita é absolutamente valiosa e aliás essencial para a realização do potencial interior humano mais completo. As tecnologias não são meros auxiliares externos, mas também transformações internas do nosso ser ciente (consciousness), e o são muito mais ainda quando elas afetam a palavra. A escrita aumenta a condição de ser ciente". (1982:82).

Portanto, acredito que atingi os objetivos propostos com essa atividade e que também representou um momento forte de integração da professora com os pais e entre eles próprios. Por isso, cito Artigo contido nas Diretrizes curriculares da Educação Básica:
“O ensino fundamental obrigatório, com duração de 9 (nove) anos gratuito na escola pública, terá por objetivo a formação básica do cidadão, mediante: I – o desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo; II – a compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade; III – o desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo em vista a aquisição de conhecimentos e habilidades e a formação de atitudes e valores; IV – o fortalecimento dos vínculos de família, dos laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca em que se assenta a vida social .” (Redação dada pelo Artigo 32, Lei nº 11.274, de 2006).

BIBLIOGRAFIA

COMERLATO, Denise Maria. Escrita e Representações Gráficas e Conição.

Um comentário:

Patrícia_Tutora PEAD disse...

Viu só Neuza! Deu tudo certo, foi maravilhoso e motivador! Pode beliscar agora! hehehe

Abraços