sábado, 12 de setembro de 2009

Novamente uma postagem no sábado *

É! Parece que postar no sábado já está se transformando em praxe. Não é isso não é que amanhã, domingo, para variar, estou cheia de compromissos e então preciso agilizar meu trabalho. Essa vida social "cansa minha beleza", he,he, he... Bem, vamos ao que interessa!
A interdisciplina de Educação de Jovens e Adulto - EJA - anda mexendo não só comigo como também com minhas colegas, por isso, resolvi transcrever o comentário que enviei a colega Elisângela em provocação feita em meu Blog:

_"Será que na realidade os professores e comunidade escolar tem essa mesma visão que estamos estudando"?

Elisângela com certeza a grande maioria dos professores e comunidade escolar não tem essa visão de EJA que estamos tendo agora. Até porque para o professor de EJA não basta apenas o certificado de magistério, além disso, seu perfil deve ser de alguém que entenda que, na sua maioria o seu público é de alunos que por um motivo ou outro não tiveram oportunidade de estudar no tempo adequdo e que quando reingressam na escola já trazem em sua trajetória de vida resquícios de sofrimentos, mas também uma larga bagagem de experiência de trabalho e de vida cotidiana que precisa ser valorizada e, que inclusive, deve ser incluída no processo ensino-aprendizagem. Bjs Neuza
PS: Adorei sua visita a meu Blog.

12 de Setembro de 2009 12:39

2 comentários:

Patrícia_Tutora PEAD disse...

Então repito aqui meu questionamento:
Querida Neuza você fala no perfil do professor de EJA. Fale um pouco mais sobre esse profissional... quais as características e habilidades importantes... Vamos conversando! Abraços

Neuza Terezinha da Rocha disse...

Tutora Patrícia!

Não tenho experiência com EJA, mas adoraria chegar até lá. Imagino que deve ser um público bem diferente do infantil.
Acredito que todo profissional de educação deve ser sensível as necessidades e anseios do grupo e procurar trabalhar com assuntos que lhe são pertinentes.
Como o aluno de EJA traz uma bagagem de vida, às vezes sofrida e já com experiência de trabalho essas características precisam ser levadas em contas na hora do planejamento que inclusive deve ser bastante flexível, pois muitas vezes, esses alunos já chegam na escola cansados.
Inclusive, em função dessa flexibilidade podem ser oferecidas modalidades em EAD.
Abraços