domingo, 13 de setembro de 2009

*Registrar o que não deu tão certo também é importante!


Pois é, nem tudo são flores! No trabalho sobre Comenius não entendi, ou pelo menos não expressei verbalmente que quando lançou sua obra "Orbis pictus" ( " O mundo em imagens") essa servia para a alfabetização na Língua Materna, semelhante as cartilhas atuais que ainda usamos na alfabetização de nossos alunos, onde o visual, bem como a valorização dos fonemas são altamente explorados.

Além do livro didático, herdamos também a organização por séries e atividades em graus de dificuldade ( do menor para o maior) além, é claro, da democratização do saber. Mas é como muito bem diz a tutora Cristiane, não é porque Comenius deu essa receitinha básica lá no século XVII que não podemos e não devemos inovar em nossa escola atual e na aprendizagem de nossas alunos.

Essa interdisciplina continua a "mexer" muito comigo, principalmente, porque toca num ponto crucial, ou seja, ela age e interage diretamente em nossa prática pedagógica. Estou tentando realizar a atividade sobre "Planejamento" que devo postar até amanhã que além de ter que brigar com a tabela, ou seja com minhas limiações com a tecnologia, tenho que "brigar com minhas limitações quando a tarefa é planejar.

O que é mesmo planejar? Para quem planejar? Será que não me preocupo muito com o "como" e esqueço do que e para quem? será que não me preocupo demais com sua redação bonita, com termos adequados e não esqueço do seu valor prático? Onde entram então os PA? como administrá-los e gerenciá-los, sem perder o foco? ( Como tão bem colocou a colega Vivi no fórum de Seminário Integrador VII - Aprender com o outro).

Bem que falei que esse semestre não seria diferente dos demais. Muitas verdades que pareciam irrefutáveis de repente já não parecem mais e, outras que pareciam irrelevantes , já se tornam relevantes... E isso é ótimo mexe com nossa afetividade e consequentemente com nosso cognitivo, uma vez que Piagt afirma que cognitivo e a afetivo são inseparáveis, andam lado a lado no processo de ensino-aprendizagem.

2 comentários:

Patrícia_Tutora PEAD disse...

Neuza querida... após tantas reflexões sobre sua prática e sobre o processo de ensino-aprendizagem, já conseguiste responder teus questionamentos??? O que é mesmo planejar? Para quem planejar? Será que não me preocupo muito com o "como" e esqueço do que e para quem? Será que não me preocupo demais com sua redação bonita, com termos adequados e não esqueço do seu valor prático? Onde entram então os PAs? Como administrá-los e gerenciá-los, sem perder o foco? Volto para continuarmos! Abraços ;D

Neuza Terezinha da Rocha disse...

Tutora Patrícia.
Com certeza nesse momento estou bastante preocupada com o "como" planejar porque para mim foi essa a mensagem passada até agora. Finalmente nessa Interdisciplina trouxe para minhas reflexões questões bem pertinentes como: planejar para quem.
Quanto aos PAS minha angústia maior é que eu ainda não encontrei uma maneira de construi-lo com meus alunos.Já andei fazendo alguns ensaios...tentando alçar voo, mas ainda não deu para decolar... Um di tem que acontecer, espero que em breve...
Dia desses, conversando com a orientadora da escola sobre os PAs ela me falou que já percebeu que ando fazendo justamente esses ensaios e me encorajou a seguir no caminho...
Abraços, Neuza