domingo, 10 de outubro de 2010

Mais sobre contos de fadas.


Os contos de fadas perspassaramm gerações, embalaram berços e acalentaram os sonhos de gerações, de início, através da tradição oral, os chamados contos individuais e que depois, passaram a se perpetuar através da escrita e do grande cervo que atualmente representam.

Há muitos autores que põem em dúvida o valor dos contos de fadas, pois acreditam que seu conteúdo podem assustar e causar medo em muitas crianças, principalmenta nas mais tímidas.

E aqui gostaria de fazer um parêntese para trazer reminiscências da minha meninice, época em que vivia numa fazenda desses longínquos rincões do Rio Grande do Sul, onde na época não havia luz elétrica, apenas as luzes bruxuleantes de lamparinas a “alumiar” a escuridão e o calor de um fogão. Ah! Havia um fogão a lenha e um matraquear da voz de minha mãe que soava como melodia em meus ouvidos e me transportava para um mundo imaginário, habitado por príncipes e princesa, reis e rainhas, fadas, duendes....Ah! Até, às vezes, principalmente quando as histórias descambavam para o assunto de assombrações havia um pouco de medo. Mas logo, logo entendia que aquela situação não era de verdade, era apenas uma história,"um-faz-de-conta.
Há aqueles que são contra e há os que são a favor dos contos de fadas. Depois dessas reminiscências é evidente que sou totalmente favoável aos contos de fadas e, por isso, sempre contei histórias para meus filhos e, agora, conto sempre para meus alunos.

As histórias, não só possui valores como instrumento de reajuste psicológico, mas também como fator de resgate da cultura. Foi através delas quer pela oralidade, quer pela escrita que as gerações encontraram fonte para resguardar suas experiências e conhecimentos e perpetuá-las para o mundo.

A literatura é um bem cultural da humanidade e, principalmente, textos da ordem do narrar, nos quais se incluem os contos, fábulas e lendas deverem estar presentes na rotina pedagógica dos professores, principalmente dos anos iniciais, pois promove a motivação necessária para que as crianças mostrem interesse em aprender a ler e escrever.

O professor que lê para seus alunos e proporciona oportunidade para que também eles manuseiem livros e elaborem suas próprias leituras, possibilita a oportunidade de inseri-los na comunidade de leitores.

A leitura de histórias e, principalmente de contos de fadas, promove no ser humano a fantasia e o sonho; é fonte de prazer e como tal precisa ser reconhecida como meio para garantir o lazer do público infantil também nas escolas.

Além disso, não há como negar o seu valor cognitivo, sobretudo no processo de letramento e alfabetização.

ALFABETIZAR/LETRANDO, eis o grande desafio para os professores atuais possam garantir aos seus alunos o direito não apenas ler e registrar automaticamente palavras numa escrita alfabética, mas de poder ler/compreender e produzir textos para compartilhar socialmente como cidadãos.

O professor necessita recriar estratégias pedagógicas para que o aluno, entre tantas habilidades, seja capaz de registrar no papel (caderno) o que pretendo comunicar e sobre como transformar os signos gráficos em pauta sonora,isto é, apropriar-se do sistema alfabético de escrita. E isto meus pequenos já fazem com certa propriedade.

Apreciemos mais uma narrativa que comprova as afirmações:

- Eu esqueci a centopéia na mochila.

-Mas, depois me lembrei.

- Daí eu pedi prá minha mãe me ajudar a colocar uma perna nela.

-Depois, nos jogamos videogame e fomos “durmir”!

Reflexões em cima do texto Encantos para sempre, cap. 1. Interdisciplina de Literatura.

Um comentário:

Patrícia_Tutora PEAD disse...

Neuza querida,

Acredito que o teu trabalho será uma leitura deliciosa... Contos de fadas remetem a minha infância... Que saudades...

Bjs